Notícia

Revista Amazônia

PD em pesquisa sobre mudanças climáticas e ambientais com bolsa da FAPESP

Publicado em 07 junho 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em pesquisa sobre o impacto das mudanças climáticas e ambientais com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 12 de junho.

A bolsa está vinculada ao projeto “Impacto das mudanças climáticas/ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa”, desenvolvido no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), que tem Carlos A.Navas como pesquisador principal.

A questão geral relacionada a este projeto é como e por que variáveis físicas relacionadas ao clima, e interações entre clima e outras fontes de mudanças ambientais antrópicas, afetam a função fisiológica e a performance ecológica em espécies animais.

O bolsista deverá conectar modelagem de nicho/distribuição com dados mecanicistas, incluindo informação sobre plasticidade fisiológica. Deve apresentar e desenvolver sua própria proposta de pesquisa, com foco em qualquer grupo animal. Adicionalmente, espera-se que ofereça uma disciplina de pós-graduação condensada em um tópico de sua especialização.

Para uma seleção preliminar, os interessados deverão enviar resumo do currículo vitae (até três páginas) destacando o campo de especialização, resumo de projeto de pesquisa (uma página) e carta de intenção explicando interesse na posição (uma página) para o endereço navas@usp.br.

Os candidatos selecionados serão contatados e deverão então enviar, para o mesmo endereço de e-mail, resumo expandido da proposta de pesquisa (até cinco páginas) e duas cartas de recomendação. Adicionalmente, será solicitada entrevista pessoal ou virtual.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/1544/.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP