Notícia

Cultivar

PD em pesquisa sobre etanol tem vaga de bolsa da FAPESP

Publicado em 20 outubro 2010

O Projeto Temático "Um Processo Integrado para Produção Total de Bioetanol e Emissão Zero de CO2", apoiado pela FAPESP, tem vaga de Bolsa de Pós-Doutorado em simulação do processo conceitual visando a integrar as rotas de primeira, segunda e terceira gerações para produção de bioetanol, fazendo uso do simulador Aspen Plus e de programação em Fortran. O projeto integra o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

O Projeto Temático visa a um processo de produção totalmente integrado de bioetanol, a fim de melhorar a produtividade da produção de etanol já existente (fermentação de melaço de cana-de-açúcar, chamada primeira geração de bioetanol), bem como propor estudos para melhorar a produção de etanol de segunda geração (a partir de biomassa) e a viabilidade da terceira geração de bioetanol, produzido a partir da biomassa de algas ou da fermentação biológica ou catalítica de gás de síntese.

A terceira geração de bioetanol tem maior interesse no consumo de dióxido de carbono produzido nos processos de produção de bioetanol de primeira e segunda geração, causando grande impacto de emissão quase zero de CO2 no processo integrado.

Segundo os responsáveis pelo projeto, esse processo integrado desafiador tem o grande apelo de não emitir CO2 e aproveitar ao máximo os compostos de carbono para a produção de etanol, tornando-o, quando viável técnica e economicamente, um marco na alavancagem da competitividade do bioetanol brasileiro.

Competências desejadas para o bolsista de pós-doutorado:

* Título de doutor em engenharia química, com titulação adquirida nos últimos cinco anos;

* Experiência em processos fermentativos/reativos, simulação, otimização e controle de processos biotecnológicos, simulador Aspen Plus e programação em Fortran.

* Ser altamente motivado, capaz de trabalhar de forma independente e supervisionar/co-orientar outros alunos.

* Ter publicações em revistas e conferências nos temas relacionados ao projeto de pós-doutorado (simulação, otimização, controle, processos fermentativos/reativos e bioetanol).

Os interessados devem enviar os seguintes documentos (formato PDF), até dia 30 de outubro de 2010, para o professor Rubens Maciel Filho (maciel@feq.unicamp.br), coordenador do Projeto Temático e membro da coordenação do BIOEN:

* Carta de apresentação justificando razão de interesse pela bolsa de pós-doutorado;

* Curriculum Vitae atualizado;

* Duas cartas de recomendação.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Fonte: Agência FAPESP