Notícia

RedeNotícia

PD em neuroimagem com Bolsa da FAPESP

Publicado em 09 fevereiro 2011

O Grupo de Neuroimagem do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo tem duas vagas de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, no âmbito do programa CInAPCe (Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro).

Os selecionados conduzirão pesquisas aplicando e/ou desenvolvendo métodos de análises de séries temporais multivariadas para estudo de funções cognitivas pelo registro de sinais BOLD (protocolos fMRI) e de outra atividade cerebral.

Os candidatos devem ter doutorado em física, engenharia, matemática aplicada, ciência da computação ou neurociências, com interesse em neurociências. Experiência prévia em análise de dados ou neurociência computacional com Matlab e/ou Python é essencial. Forte base teórica e bom conhecimento de programação são desejáveis.

É essencial boa capacidade de comunicação para interagir com uma equipe multidisciplinar de cientistas, engenheiros, neurologistas e psicólogos, bem como de documentar seus trabalhos por escrito. Conhecimentos de métodos de EEG e/ou fMRI e experiência prévia nas análises de séries temporais, espectrais ou de conectividade e neurociência computacional são altamente desejáveis.

As linhas de pesquisas do grupo focam-se nos mecanismos de processamento de informação do cérebro e na aplicação de novos instrumentos matemáticos para estudo de representação de informações neurais e interações causais em circuitos cerebrais.

Um dos candidatos deverá se envolver em um amplo estudo do EEG de atividades normais do cérebro, bem como em outros projetos que envolvem investigações de funções cognitivas por EEG e fMRI, tanto para indivíduos normais como epilépticos, utilizando principalmente instrumentos computacionais de inferência de conectividade, baseados nos conceitos de causalidade de Granger e coerência parcial generalizada (gPDC, “generalized partial directed coherence”), desenvolvidos pelo grupo.

O outro candidato terá sua linha de trabalho focada nos desenvolvimentos teóricos e implementações de novas técnicas matemáticas para análise de sinais neurais multivariados.

Interessados devem enviar até o dia 14 de fevereiro curriculum vitae com produção acadêmica, um sumário de interesses de pesquisa, separatas de suas publicações recentes (ou link) e três cartas de recomendação para os professores Koichi Sameshima (ksameshi@usp.br) e Luiz A. Baccalá (labaccala@lcs.poli.usp.br), em formato eletrônico (pdf).

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais. As bolsas têm duração de 12 meses, renováveis por mais 12 meses.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP