Notícia

Vida Universitária (Blog)

PD em mudanças ambientais com Bolsa da FAPESP

Publicado em 25 novembro 2010

O Projeto Temático "Crescimento urbano, vulnerabilidade e adaptação: dimensões ecológicas e sociais de mudanças climáticas no litoral de São Paulo", coordenado por Lúcia da Costa Ferreira, no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e submetido ao Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, tem uma oportunidade para bolsista de pós-doutorado.

A vaga se refere ao subcomponente do projeto "Conflitos entre expansão urbana e a cobertura vegetal e suas consequências para as mudanças ambientais globais: um estudo no litoral de São Paulo".

O selecionado desenvolverá pesquisa sobre inter-relação entre mudanças sociais e ambientais, focando sua análise nos processos sociais locais relacionados a dinâmicas ambientais mais amplas, em especial as mudanças climáticas.

Os pré-requisitos do candidato à bolsa são:

* Ser doutor em ciências sociais;

* Experiência em sociologia ambiental, em especial temas relacionados a processos de conflitos e reordenamentos socioambientais envolvendo uso e ocupação de áreas naturais alvos de interesses conservacionistas;

* Experiência em pesquisa de campo envolvendo metodologias sociológicas e antropológicas;

* Experiência em grupos de pesquisa interdisciplinares;

* Familiaridade com a perspectiva construcionista da questão ambiental, teoria da ação, teóricos do conflito e teoria antropológica: análise situacional, dramas sociais, observação direta e participante.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 10 de dezembro de 2010 pelo email: luciacf@unicamp.br. A divulgação do resultado final ocorrerá em 5 de janeiro de 2011.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Fonte: Agência FAPESP