Notícia

Pindavale

PD em literatura com Bolsa da FAPESP

Publicado em 18 outubro 2011

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático "A circulação transatlântica dos impressos e a globalização da cultura no século XIX", apoiado pela FAPESP, tem uma vaga para pós-doutoramento com Bolsa da Fundação.

O projeto é coordenado pela professora Márcia Azevedo de Abreu no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O projeto pretende conhecer melhor os impressos e as ideias em circulação entre Inglaterra, França, Portugal e Brasil, ao longo do século XIX (1789-1914). Seus principais objetivos são identificar e analisar as práticas culturais inerentes aos processos de circulação dos impressos e ideias em escala transnacional, analisando as apropriações dessas ideias nos quatro países, por meio da observação dos escritos e das ações dos letrados, bem como das atividades de censores, editores, impressores e livreiros, em escala transnacional.

A vaga se insere na linha de pesquisa do Projeto Temático intitulada "A cultura teatral no Rio de Janeiro (o repertório europeu nos livros e palcos do século XIX)", cujo objetivo é examinar a presença do repertório teatral estrangeiro durante o reinado de D. Pedro II (1831-1890) e suas relações com o meio sociocultural brasileiro.

Espera-se compreender melhor a dinâmica de internacionalização dos empreendimentos culturais e comerciais no âmbito da criação dramática que ajudaram a promover o surgimento do repertório nacional brasileiro, bem como alimentaram a consolidação das práticas teatrais no país.

As inscrições estarão abertas até o dia 26 de outubro de 2011. A bolsa de Pos-Doc terá vigência de 24 meses a partir da data de sua implementação.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/259.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Autor: Jornalismo AgoraVale