Notícia

Planeta Universitário

PD em hidráulica com Bolsas da FAPESP

Publicado em 11 fevereiro 2010

O Projeto Temático "HidroRisco: Tecnologias de Gestão de Riscos Aplicadas a Sistemas de Suprimento Hídrico e de Energia Elétrica" tem duas vagas de Pós-Doutorado em Engenharia Hidráulica/Sistemas Hidrotérmicos, com Bolsa da FAPESP. Na área de atuação "Gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas hídricos", o projeto é conduzido na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Posição (1): gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas hidrotérmicos. Posição (2): gestão de riscos e modelagem computacional de sistemas de suprimento hídrico.

O Temático visa a desenvolver a base conceitual e metodológica da gestão de riscos, revendo criticamente a forma com que tais conceitos vêm sendo aplicados aos sistemas de suprimento hídrico e de energia elétrica. Serão desenvolvidos avanços metodológicos na gestão de riscos dos sistemas sob investigação, fazendo uso de modelos de suporte à decisão. As bolsas terão duração de dois anos.

Os candidatos para a posição (1) devem:

a) Ter titulação de doutor recente em engenharia civil, engenharia elétrica ou áreas correlatas ao tema (ciência da computação, matemática aplicada, estatística etc.)

b) Ter experiência prévia comprovada de pelo menos três anos em modelagem computacional de sistemas hidrotérmicos

c) Ter formação, domínio e habilidade em programação matemática

d) Apresentar bom histórico de publicações científicas nos temas abordados no projeto temático

e) Ter proficiência na língua inglesa, incluindo habilidade de redação e fluência oral.

Os candidatos para a posição (2) devem:

a) Ter titulação de doutor recente em engenharia civil, engenharia ambiental ou áreas correlatas ao tema (ciência da computação, matemática aplicada, estatística etc.)

b) Ter experiência prévia comprovada de pelo menos três anos em modelagem computacional de sistemas de saneamento

c) Ter formação, domínio e habilidade em programação matemática

d) Apresentar bom histórico de publicações científicas nos temas abordados no Projeto Temático

e) Proficiência na língua inglesa, incluindo habilidade de redação e fluência oral.

Os candidatos devem enviar currículo, carta de encaminhamento com justificativa de interesse e histórico escolar da pós-graduação, indicando três pessoas para referências, até as 18h do dia 24 de fevereiro de 2010 para o professor Paulo Sergio Franco Barbosa (franco@fec.unicamp.br).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP