Notícia

Mundo Amazônia

PD em Ginecologia, Biofísica e Bioquímica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 12 dezembro 2017

Agência FAPESP – O Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu oferece oportunidades de Pós-Doutorado em Ginecologia, Biofísica e Bioquímica com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição vão até 20 de dezembro.

As três bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “Coorte da tríade gestacional: hiperglicemia, incontinência urinária e perfil clínico, molecular e ômico da miopatia hiperglicêmica na predição de incontinência e disfunção muscular e pesquisa translacional com biodevice para regeneração muscular em ratas”, que tem Marilza Vieira Cunha Rudge como pesquisadora responsável.

O bolsista selecionado para a área de Ginecologia vai atuar na avaliação funcional dos músculos do assoalho pélvico e reto abdominal, por meio da ultrassonografia 3D, de gestantes com hiperglicemia e incontinência urinária específica da gestação. Realizará ultrassonografias dos músculos do assoalho pélvico e reto abdominais em diferentes períodos da gestação e pós-parto e participará da coleta e análise da contractilidade ex vivo do músculo reto abdominal.

Os candidatos devem ter concluído doutorado, preferencialmente em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia ou áreas afins; ter experiência comprovada em realizar ultrassonografia 3D preferencialmente em assoalho pélvico, músculo reto abdominal e/ou outros músculos; deve saber analisar imagens no modo off-line e ter experiência em exames musculares funcionais (contração, Valsalva e respostas reflexas).

Os interessados devem enviar para o e-mail institucional do projeto (diamater@fmb.unesp.br) os seguintes documentos: carta de interesse em participar da seleção e de desenvolver as atividades propostas; curriculum vitae (estrangeiros) ou Currículo Lattes (brasileiros), destacando as habilidades, experiências e lista de publicações.

É obrigatório que sejam anexados cópia do diploma acadêmico do doutorado concluído e carta de recomendação. O “assunto” do e-mail deve incluir o texto “PD em Marcadores funcionais da miopatia diabética obtidos por meio da ultrassonografia 3D”, com arquivos em pdf anexados com tamanho de 2 MB, no máximo.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1854/.

O bolsista selecionado para a área de Biofísica vai atuar em análises de transcriptomas, proteomas e metabolomas por microarrays, PCR-arrays, espectrometria de massa e ressonância magnética nuclear (realização das técnicas, análise e interpretação dos resultados).

Os candidatos devem ter concluído doutorado, preferencialmente em Ciências Biológicas ou Tecnológicas ou áreas afins, com ênfase em transcriptoma, proteômica, metabolômica por ressonância magnética nuclear e bioinformática. Preferencialmente, deverá ter experiência comprovada em ciências ômicas em amostras clínicas, além de experiência em utilização de softwares de bioinformática.

Os interessados devem enviar para o e-mail institucional do projeto (diamater@fmb.unesp.br) os seguintes documentos: carta de interesse em participar desta seleção e de desenvolver as atividades propostas; curriculum vitae (estrangeiros) ou Currículo Lattes (brasileiros), destacando habilidades, experiências e lista de publicações.

É necessário anexar a cópia do diploma acadêmico do doutorado concluído e carta de recomendação. O “assunto” do e-mail deve incluir o texto “PD em Biomarcadores ômicos do músculo reto abdominal”, com arquivos em pdf anexados com tamanho de 2 MB, no máximo.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1855/.

O bolsista selecionado para a área de Bioquímica atuará na análise de marcadores bioquímicos, proteicos e imuno-histoquímicos da fibra muscular e da matriz extracelular do músculo reto abdominal de gestantes. Realizará análises bioquímicas (cálcio, calcitonina, PTH, vitamina D, CCL7, relaxina, glicemia, insulina, entre outras variáveis), análises proteicas e imuno-histoquímicas da fibra muscular e da matriz extracelular do músculo reto abdominal em diferentes períodos da gestação e pós-parto.

O candidato deve ter concluído doutorado, preferencialmente em Biologia e Morfologia Celular ou áreas afins, e preferencialmente deve ter experiência comprovada em técnicas de análises bioquímicas e análises de materiais biológicos, com conhecimento das técnicas de ELISA, imuno-histoquímica, western blotting, eletroquimioluminescência, microscopia fotônica convencional e microscopia eletrônica de transmissão.

Os candidatos interessados devem enviar para o e-mail institucional do projeto (diamater@fmb.unesp.br) os seguintes documentos: carta de interesse em participar desta seleção e de desenvolver as atividades propostas; curriculum vitae (estrangeiros) ou Currículo Lattes (brasileiros), destacando as habilidades, experiências e lista de publicações.

É obrigatório anexar a cópia do diploma acadêmico do doutorado concluído e carta de recomendação. O “assunto” do e-mail deve incluir o texto “PD em Marcadores bioquímicos, proteicos e imuno-histoquímicos”, com arquivos em pdf anexados com tamanho de 2 MB, no máximo.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1856/.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP

Revista Amazônia – Muitas Amazônias uma só revista