Notícia

Envolverde

PD em fisiologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 20 dezembro 2010

Agência FAPESP - O Projeto Temático "Regulação cardiocirculatória em condições fisiológicas e fisiopatológica", apoiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Helio Cesar Salgado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, tem uma vaga de Bolsa de Pós-Doutorado.

O selecionado estudará, em ratos e camundongos acordados com insuficiência cardíaca crônica, a influência do tratamento crônico com piridostigmina sobre o tônus autonômico cardíaco e sobre a variabilidade do intervalo de pulso e pressão arterial no domínio do tempo (variância) e da frequência (análise espectral).

Além disso, será estudado o controle barorreflexo da frequência cardíaca, avaliando-se a sensibilidade espontânea do barorreflexo pelo método da sequência.

Os estudos de variabilidade cardiocirculatória em camundongos serão realizados por meio da telemetria.

Será avaliada ainda, também em ratos e camundongos anestesiados, a influência do tratamento crônico com piridostigmina sobre a função cardíaca, por meio da curva de pressão versus volume do ventrículo esquerdo com a utilização do equipamento Millar.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em http;//www.oportunidades.fapesp.br.

Inscrições até o dia 30 de dezembro. Mais informações: hcsalgado@fmrp.usp.br

(Envolverde/Agência Fapesp)