Notícia

Planeta Universitário

PD em comunicações ópticas com Bolsa da FAPESP

Publicado em 25 fevereiro 2010

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica de Campinas (CePOF) / INCT Fotonicom, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, sediado na Universidade Estadual de Campinas, tem uma oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP. O selecionado trabalhará sob a supervisão dos professores Hugo Hernández Figueroa e Michel Zamboni Rached, na geração e estudo de ondas localizadas capazes de resistir aos efeitos de difração e perdas e na aplicação desses conceitos em sistemas de comunicações ópticas no espaço livre (FSO, em inglês).

O candidato selecionado deverá conduzir experimentos e simulações, co-orientar alunos, envolver-se em colaborações internacionais e interagir fortemente com outros grupos de pesquisa. Deverá liderar a implantação de um laboratório dedicado à geração e estudo experimental de ondas localizadas e de participar ativamente na aplicação desses conceitos em um enlace FSO que funcionará conectado à rede de fibrasópticas apagadas KyaTera (www.ifi.unicamp.br/ foton).

São requisitos título de doutor em engenharia elétrica ou física, habilidade em se comunicar efetivamente e bom relacionamento interpessoal. Experiência prévia em comunicações ópticas (camada física), fotônica ou optoeletrônica é desejável, porém candidatos excepcionais, fortemente motivados e sem experiência nessas áreas serão considerados.

Exige-se leitura e redação fluentes em inglês e fluência falada em pelo menos um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e italiano.

Os interessados devem enviar um e-mail de uma página indicando suas motivações para trabalhar nesse campo, anexando curriculum vitae e pelo menos duas cartas de recomendação para o coordenador do CePOF, professor Hugo Fragnito (hugo@dmo.fee.unicamp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) até o dia 31 de março de 2010.

Bibliografia:

[1] H. E. Hernández-Figueroa, M. Zamboni-Rached, and E. Recami (Editors), Localized Waves, Wiley and Sons, February 2008.

[2] Michel Zamboni-Rached, Diffraction-Attenuation resistant beams in absorbing media, Optics Express, Vol. 14, No. 5, pp. 1804-1809, 6 March 2006.

[3] Michel Zamboni-Rached, E. Recami, and H. E. Hernández-Figueroa, Theory of frozen waves: modeling the shape of stationary wave fields, JOSA A, Vol. 22, Issue 11, pp. 2465-2475, 2005.

[4] Ilya Golub and Theodore Mirtchev, Absorption-free beam generated by a phase-engineered optical element, Optics Letters, Vol. 34, No. 10, May 15, 2009.

A bolsa tem duração de dois anos, renovável por mais um ano. O valor da bolsa é de R$ 4.508,10 mensais, mais Reserva Técnica de R$ 8.114,58 anuais, para despesas relacionadas à pesquisa. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP