Notícia

RedeNotícia

PD em biologia redox com bolsa da FAPESP

Publicado em 22 setembro 2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático Aspectos Biológicos de Tióis: Estrutura Proteica, Defesa Antioxidante; Sinalização e Estados Redox, apoiado pela FAPESP, oferece oportunidade para pós-doutoramento. O projeto é coordenado pelo professor Luis Eduardo Soares Netto no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

“Os mecanismos pelos quais as células se defendem contra os efeitos tóxicos de radicais livres e espécies correlatas são estudados em meu laboratório. A ênfase é dada a uma classe de proteínas denominadas peroxirredoxinas, que inclui tiorredoxinas peroxidases e que tem uma cisteína reativa em seu centro ativo. Recentemente, além do papel na defesa antioxidante, essas proteínas têm recebido atenção como mediadores de sinalização redox em muitas vias relacionadas com processos fisiopatológicos”, explicou Soares Netto.

A levedura Saccharomyces cerevisiae é utilizada como modelo de estudo, entre outros motivos, por ser manipulada geneticamente, ter seu genoma sequenciado e pela variedade de ferramentas de genômica funcional disponíveis.

“Temos interesse também na expressão de proteínas heterólogas (por exemplo, proteínas de mamíferos ou plantas) nessa levedura e na investigação do fenótipo resultante”, disse à Agência FAPESP.

Entre outras ferramentas, o grupo de pesquisa utiliza uma coleção de aproximadamente 4 mil linhagens, cada uma com uma deleção em um gene distinto. Os pesquisadores também procuram realizar múltiplas abordagens experimentais, incluindo análises de estruturas cristalográficas de proteínas antioxidantes, utilizando infraestrutura do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

“A resposta de bactérias ao estresse oxidativo também tem sido estudada. Começamos a estudar Escherichia coli pela disponibilidade de linhagens com deleções em genes antioxidantes. A ênfase tem sido dada ao estudo de proteínas antioxidantes de Xylella fastidiosa, como consequência da participação de meu grupo no projeto genoma desse organismo”, explicou Soares Netto.

Xylella fastidiosa é o agente causador de um grande número de doenças em plantas, como a clorose variegada dos citros (CVC) que causa importantes perdas à citricultura brasileira.

“Nessa bactéria, caracterizamos bioquimicamente pela primeira vez o papel de uma nova classe de enzimas antioxidantes, denominadas Ohr (Organic Hydroperoxide Resistance protein), que não apresenta homologia com proteínas de eucariotos. Como animais e plantas geram oxidantes na tentativa de inibir a infecção por patógenos, Ohr pode ser relevante na patogenicidade de bactérias”, disse.

Mais informações sobre as linhas de pesquisa do laboratório de Soares Netto, incluindo artigos publicados, podem ser obtidos em www.ib.usp.br/antioxidantes.

Inscrições

As inscrições deverão ocorrer exclusivamente por e-mail, com a documentação enviada em arquivo formato PDF para o professor Luis Eduardo Soares Netto (nettoluis@yahoo.com.br), de preferência até o dia 14 de outubro de 2011.

No ato da inscrição por e-mail o candidato deverá apresentar: a) currículo atualizado; b) duas cartas de recomendação de profissionais da área; c) breve relato (máximo duas páginas) da experiência profissional e motivações quanto à função.

A seleção do bolsista será realizada em duas etapas: a) análise da documentação recebida; b) avaliação dos currículos dos candidatos habilitados. O resultado será enviado por e-mail a partir do dia 14 de outubro.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.