Notícia

Agora Vale

PD em biologia do desenvolvimento com Bolsa da FAPESP

Publicado em 13 fevereiro 2012

Agência FAPESP - O Laboratório de Biologia do Desenvolvimento de Abelhas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo tem uma vaga em aberto para Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP na área de Biologia Molecular de Apis mellifera.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático "Análise causal do desenvolvimento de Apis mellifera - genes reguladores e redes hierárquicas de expressão gênica na especificação de tecidos e órgãos", coordenado pela professora Zilá Luz Paulino Simões.

O projeto envolve a análise ampla de processos do desenvolvimento de Apis mellifera e, para isso, utiliza protocolos de última geração, tais como: análise de microarranjos de DNA, análise de hidrocarbonetos cuticulares, análise de proteoma e análise de bibliotecas de RNA mensageiros e micro-RNA obtidas por sequenciamento. Para validação dos resultados dessas análises globais são utilizados análise de expressão gênica em tempo real, silenciamento gênico e análise de imagens de microscopia confocal e fluorescência.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em técnicas de biologia molecular relacionadas aos protocolos citados. É desejável fluência em inglês, experiência em laboratórios no exterior e experiência em microscopia confocal, biologia molecular e biologia de abelhas.

O candidato aprovado deve possuir currículo comprovado com trabalhos publicados que demonstrem capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto e devem dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto. Além de conduzir experimentos, o pós-doutor deverá co-orientar alunos e envolver-se em colaborações internacionais e interagir com outros grupos de pesquisa na área.

A Bolsa tem valor de R$ 5.333,40 mensais e duração de até 24 meses, com possibilidade de renovação por mais dois períodos de 12 meses, dependente de análise de mérito pela FAPESP.

Candidatos devem enviar para zlpsimoe@usp.br até 15 de fevereiro os seguintes documentos: a) Carta de interesse, b) Curriculum vitae incluindo uma lista de publicações, c) Informações de contato (e-mail, telefone) de dois profissionais que possam fornecer cartas de recomendação.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado também receberá Reserva Técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa de PD e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.