Notícia

Revista Água e Efluentes online

PD em biogeoquí­mica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 13 maio 2011

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático "O papel dos rios no ciclo regional do carbono", apoiado pela FAPESP e conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), tem uma vaga para Bolsa de Pós-Doutorado na área de biogequímica.

Segundo o coordenador do Temático, os objetivos principais do projeto são:

1) Obter informações detalhadas sobre a distribuição de carbono e de nutrientes, ao longo das diferentes escalas espaciais e temporais necessárias para entender o funcionamento dos rios da Amazônia e do Pantanal em condições naturais e sob o impacto de ações antropogênicas;

2) Reduzir as incertezas dos fluxos evasivos de CO2, aumentando a frequência das medidas de fluxo direto com câmaras flutuantes e por meio de campanhas específicas utilizando métodos variados para definir os respectivos erros associados;

3) Delinear e validar os modelos hidrogeoquímicos em diferentes escalas espaciais e temporais, a fim de testar as respostas biogeoquímicas nos sistemas fluviais causadas pelas mudanças climáticas globais.

Dentro desse contexto, o candidato a pós-doutorado deverá ter título de doutor (recente) na área ambiental e domínio em métodos analíticos ambientais. É fundamental experiência prévia em técnicas de amostragem e análise de gases dissolvidos (equilíbrio de fases, equilibradores e análise cromatográfica) e técnicas de medidas de fluxo de gases (câmaras, covariância de vórtices turbulentos).

É também essencial a experiência prévia em trabalhos de campo. É esperado que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 10 de novembro de 2010: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e duas cartas de recomendação.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, professor Reynaldo Luiz Victoria (reyna@cena.usp.br), com cópia para a professora Maria Victoria Ramos Ballester (vicky@cena.usp.br).

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.