Notícia

BOL

Paulo Vanzolini adquiriu senso melódico ouvindo rádio; leia curiosidades

Publicado em 15 agosto 2010

Talento nato

Sobre seu pouco conhecimento musical, ele conta que ao fazer um show com o parceiro Paulinho Nogueira, este virou para a plateia e disse: "Vocês são ótima gente, mas não concordo com vocês baterem palmas para a única pessoa que não sabe a diferença entre tom maior e tom menor". Vanzolini declarou que seu senso melódico foi aprendido ouvindo rádio.

Cotidiano nas músicas

A música "Capoeira do Arnaldo" foi criada por causa de uma provocação do amigo Arnaldo Horta, artista plástico. Ele disse para Vanzolini que o artista plástico argentino, radicado na Bahia, Carybé, havia trazido a capoeira para São Paulo. "Você é um merda, porque esse gringo aí cheio de capoeira e você nunca fez nenhuma", desafiou Horta. O compositor disse: "Amanhã te trago uma". A canção surgiu na noite daquele mesmo dia.

Gravação de sucesso

"Ronda" foi gravada por Inezita Barroso, em 1951, de uma forma curiosa. Ele e a mulher, a cantora Ana Bernardo, acompanhavam Inezita na gravação de seu primeiro disco no Rio, "Moda de Pinga". Ela só tinha música para o lado A e precisava de outra para o lado B, com autorização imediata do compositor. Vanzolini, que estava presente, lhe concedeu "Ronda".

O lado cientista

Paulo Vanzolini é, para muitos, o maior especialista do país num ramo da zoologia, a herpetologia, que estuda os répteis. Também participou da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É co-autor da chamada Teoria dos Refúgios, desenvolvida em suas expedições na Amazônia.