Notícia

Oboré

Paulo Artaxo fala sobre ecossistema e mudanças climáticas no encontro do Projeto Repórter do Futuro deste sábado (4)

Publicado em 02 maio 2013

Por João Paulo Brito

"Ecossistema e mudanças climáticas na Amazônia" será o tema do primeiro encontro do 7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, que acontecerá às 09h deste sábado (4), no auditório do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar - Cid. Universitária). Haverá transmissão online pelo site do IEA.

O especialista convidado para palestra, conferência e coletiva de imprensa é Paulo Artaxo, físico, professor do Instituto de Física da USP (IF/USP) e representante da comunidade científica no CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Artaxo é considerado um dos pioneiros no estudo do impacto das emissões de gases e partículas em queimadas na Amazônia para o clima global pelo trabalho desenvolvido na NASA (sigla em inglês de Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), na década de 1980, com Paul Crutzen, Prêmio Nobel em química.

O físico possui mais de 300 trabalhos divulgados pelas principais publicações científicas, como as revistas Science, Nature e Nature Geoscience.

Sobre o conferencista

Paulo Eduardo Artaxo Netto realizou sua graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Física Nuclear pela USP (1980) e é Doutor em Física Atmosférica pela USP (1985).

Trabalhou na NASA (Estados Unidos), Universidade de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Universidade de Harvard (Estados Unidos).

Atualmente é professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP. Trabalha com física aplicada e problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricas, e outros temas.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e da academia de ciências dos países em desenvolvimento (TWAS) é membro da coordenação do Programa FAPESP de Mudanças Globais e da Rede CLIMA do MCT. Também representa a comunidade científica no CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Biografia de Paulo Artaxo na Academia Brasileira de Ciências

Sobre o curso

O 7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, IEA/USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do CCOMSEx - Centro de Comunicação Social do Exército, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, EBC/TV Brasil, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde, INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Casa da Cultura Digital, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog "O Xis da Questão - Mídia, Jornalismo e Atualidade", do Prof. Chaparro.

Equipe de Coordenação:

Ana Luisa Zaniboni Gomes, André Deak, Ausônia Donato, Cristina Cavalcanti, Germano Assad, Guilherme Alpendre, João Paulo Brito, João Paulo Charleaux, Manuel Carlos Chaparro, Milton Bellintani, Nivaldo Silva, Pedro Ortiz, Sergio Gomes

Coordenação Pedagógica:

Pedro Ortiz

Assistência à Coordenação Pedagógica:

Camila Boehm, Camila Moura, Danillo Oliveira, Lais Mendonça, Luana Copini

Secretaria Executiva:

Cristina Cavalcanti