Notícia

Fato Paulista

Patrimônios da Zona Leste são discutidos em livro

Publicado em 17 novembro 2016

O Grupo Ururay convida a todos para o lançamento do livro “Territórios de Ururay“, a ser lançado no dia 24 de novembro de 2016, às 19h, no Teatro Martins Pena, no Centro Cultural da Penha.

Para o lançamento do livro, a professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Manoela Rossinetti Rufinoni (arquiteta e urbanista, mestre e doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo, autora do livro Preservação e restauro urbano: intervenções em sítios históricos industriais, publicado em 2013 pela Unifesp, Edusp e Fapesp), apresentará a palestra “O direito à cidade e o direito ao patrimônio urbano: diálogos necessários entre as políticas de preservação e os atores sociais locais”, colaborando com as discussões levantadas pelo grupo durante seus três anos de atuação. Além disso, após a apresentação da professora será exibido um mini documentário, que vem a ser o registro audiovisual dos trabalhos realizados pelo Grupo Ururay durante o ano de 2016.

A publicação vem a destacar algumas das dinâmicas entre sociedade e patrimônio, focalizando para isso quatro sub-regiões da ZL de São Paulo: Mooca, Penha, Itaquera e São Miguel Paulista.

Oficialmente formado em 2014, o grupo surgiu após seminários sobre patrimônios culturais promovidos pelo  Movimento Cultural da Penha  em parceria com o Grupo de Memória da Zona Leste e a Câmara Municipal. Após o reconhecimento das inúmeras dificuldades (dentre elas a pequena produção a respeito da história da região leste da cidade e a inexistência de projetos de restauro e/ou a falta de atenção para os bens culturais da região) para a preservação do patrimônio cultural da Zona Leste, o grupo vem desenvolvendo trabalhos que buscam fomentar iniciativas que possam potencializar a ocupação desses espaços pela população local, assim como identificar algumas potencialidades para a efetiva preservação de tais bens, muitas vezes abandonados pelo poder público e pela iniciativa privada, passando despercebido pela população local.

O evento contará com a emissão de certificados para os(as) participantes!