Notícia

Jornal Primeira Página online

Patrimônio de fazendas é tema de Seminário Internacional

Publicado em 08 maio 2014

O patrimônio histórico das fazendas remanescentes do século XIX será alvo de discussões, entre os dias 12 e 15 de maio, durante o I Seminário Internacional de Organização do Conhecimento e Saberes Rurais. O evento, que conta com atividades em São Carlos e Ribeirão Preto, tem como objetivo promover a difusão das práticas de organização do conhecimento destes espaços.

A organização do Seminário ocorre no âmbito do projeto "Critérios e metodologias para realização de inventários sobre o patrimônio cultural rural paulista", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a partir de parcerias entre a UFSCar e a Universidade de São Paulo (USP). Na programação está previsto um circuito de atividades na Fazenda Santa Maria do Monjolinho e no campus da UFSCar, em São Carlos, e no campus da USP em Ribeirão Preto.

No dia 12 de maio a programação tem início com as palestras "Organização da informação, memória e patrimônio", proferida pela professora Nair Kobashi, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP; e "Estruturas da organização do conhecimento na preservação do patrimônio rural: a cultura do café", ministrada pela professora Maria da Graça Melo Simões, da Universidade de Coimbra, Portugal.

Integrando a programação do Seminário também ocorre o I Encontro "Reconhecimento da Fazenda Histórica Santa Maria do Monjolinho" e o I Ciclo de oficinas "Linguagens do Ambiente Rural". O Encontro ocorre em São Carlos no dia 12, a partir das 13h30, com visita monitorada à Fazenda e café de encerramento. Para o traslado até o local a organização disponibiliza transporte gratuito com saída do campus da UFSCar. A disponibilidade de vagas pode ser conferida no blog saberesrurais.blogspot.com.br.

Já o Ciclo de oficinas é composto de dois encontros sobre Glossário de Termos, com apresentação da professora Simões. O primeiro ocorre no dia 13 de maio, no Laboratório de Informática em Ciência da Informação (LICI), localizado no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar; e o segundo encontro no dia 15 de maio, no Auditório Lucien Lison, na USP de Ribeirão Preto. Os detalhes da programação, com horários e locais das atividades, além das instruções para inscrição, também podem ser conferidos no blog do projeto.

O evento tem a idealização do Programa de Educação Tutorial do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (PET-BCI) e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do DCI da UFSCar e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Escrito por Redação