Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Patologistas de todo o mundo debatem em SP os rumos da personalização do tratamento de câncer

Publicado em 06 agosto 2012

Jornada Internacional abordará o quanto a ciência tem contribuído para um tratamento mais conservador, menos agressivo e mais eficaz por meio de terapias personalizadas contra o câncer, selecionando precocemente os pacientes elegíveis a cada forma de tratamento. Promovido pelo Hospital A.C.Camargo, evento reunirá de 8 a 11 de agosto patologistas dos principais centros de oncologia dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Espanha e Alemanha. Evento marca os primeiros 15 anos da Anatomia Patológica do A.C.Camargo, serviço pioneiro em câncer no país e com trajetória prestigiada internacionalmente

Não é possível combater o câncer sem antes conhecer suas inúmeras facetas e graus de malignidade. Esses aspectos são definidos nas bancadas de Anatomia Patológica, onde patologistas analisam caracteristicas moleculares de cada tumor e identificam quais são os genes mutados e desta contribuem de forma decisiva na abordagem terapêutica a ser adotada junto a cada paciente. Estamos falando de personalização do tratamento oncológico e da importância do patologista neste contexto e este será o tema central do V Encontro Internacional de Patologia Investigativa e XV Jornada de Patologia, que acontecem de 8 a 11 de agosto com organização do Núcleo de Anatomia Patológica do Hospital A.C.Camargo, centro de referência em ensino, pesquisa e tratamento de câncer. A programação completa está disponível no site http://www.accamargo.org.br/eventos/.

Dentre as novidades para 2012 destaca-se o I Encontro com o Especialista - Seminário de Lâminas, uma iniciativa inédita no país para que profissionais da área possam discutir seus próprios casos com os principais nomes do mundo em diagnóstico histopatológico de diferentes tipos de câncer como Lawrence Burgart (tumores gastrointestinais), Thomas Colby (câncer de pulmão), Andrew Folpe (tumores de partes moles), Anais Malpica e Jaime Prat (tumores ginecológicos), George Netto (tumores urológicos), Jaime Prat e Krishnan Unni (tumores ósseos).

Poderão se inscrever oito patologistas por cada sessão, que sentarão ao microscópio para discutir na Sala de Microscopia do A.C.Camargo, durante 90 minutos, os casos enviados por eles com antecedência. Além disso, terão a oportunidade de fazer as perguntas e ver como estes especialistas conduzem seus casos difíceis. "Esta é uma ocasião única para que patologistas de todo o país possam desfrutar do conhecimento dos tops da patologia em câncer do mundo e assim melhorar o tirocínio diagnóstico em áreas de especialidade", destaca o diretor de Anatomia Patológica e Patologia Molecular do Hospital A.C.Camargo e coordenador geral do evento, Fernando Augusto Soares.

O Encontro reunirá ao todo 21 palestrantes do primeiro time da patologia mundial provenientes dos principais centros de estudos em câncer dos Estados Unidos (M.D.Anderson Cancer Center, Johns Hopkins University, Mayo Clinic, Baylor College of Medicine, George Mason University, dentre outros), Reino Unido (The Brealtrough Breast Cancer Research Centre), Canadá (McGill University e Queens University), Espanha (Hospital de La Santa Creu) e Alemanha (University Hospital of Cologne).

De acordo com Fernando Soares, a atualização proporcionada por estes eventos é fundamental para os rumos da oncologia, pois o patologista é quem traça o perfil do câncer, definindo seu tipo histológico - que pode variar entre mais de 800 tipos diferentes - apontando o grau de malignidade de cada tecido, diagnosticando com o máximo de precisão e, desta forma, oferecendo um tratamento personalizado e eficaz para cada paciente.

A opinião é compartilhada pelo pesquisador do A.C.Camargo, Rafael Malagoli Rocha. Para ele, a ciência tem contribuído significativamente para um tratamento mais conservador, menos agressivo e mais eficaz no sentido de conseguir combater o câncer e preservar a integridade do paciente. "Isto se dá através da descoberta e utilização de novas terapias-alvo bem como de novos testes e biomarcadores capazes de selecionar precocemente pacientes elegíveis a tais terapias", destaca Rocha.

Uma trajetória de 15 anos - O mês de agosto de 2012 tem um significado especial para o departamento de Anatomia Patológica do Hospital A.C.Camargo. Pioneiro no país, este serviço completa 15 anos de história, sempre buscando oferecer a precisão no diagnóstico molecular, estabelecer o prognóstico e ajudar na definição do tratamento do câncer caso a caso. "Nosso papel é oferecer presteza, eficiência, qualidade e precisão", afirma Soares.

Ainda de acordo com Fernando Soares, o patologista no A.C.Camargo está integralmente ao lado do corpo clínico do hospital, sendo que nenhuma cirurgia é realizada sem a presença do patologista no centro cirúrgico. "Além disso, nenhum caso encaminhado ao Hospital deixa de ser discutido com a Anatomia Patológica", destaca.

Cabe também à patologia investigativa fazer a ponte entre os pesquisadores básicos e a pesquisa clínica, permitindo que a translação ao paciente seja a mais rápida possível. "A qualidade de nossos patologistas garante que este é o departamento de Patologia mais importante da América Latina. isto não se faz da noite para o dia e sim com longo período de construção, mensurando cada acerto e erro e buscando constantemente a qualidade", enaltece Soares.

A Anatomia Patológica do A.C.Camargo, buscando acompanhar os recentes avanços da biologia molecular no mundo em favor da medicina personalizada, oferece aos médicos e pacientes os mais modernos testes moleculares aplicados ao diagnóstico. Os destaque são FISH (fluorescent in situ hybridization), CISH, MSI (microsatelitte instability), cDNA microarray, TMA (tissue microarray), genes diferencialmente expressos, genes metilados, mutação nos genes de reparo, microdissecção à laser, entre outros. Outro destaque do departamento é o Banco de Tumores, pioneiro no país, que também está completando 15 anos.

Serviço
V Encontro Internacional de Patologia Investigativa / XV Jornada de Patologia / I Encontro com o Especialista
Realização: Hospital A.C.Camargo
Data: 8 a 11 de agosto de 2012
Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, Hospital A.C.Camargo
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo
Inscrições: vagas abertas e limitadas, com valores de investimento variáveis
Envio de resumos: http://www.accamargo.org.br/files/Arquivos/normas-envio-resumos-jornada-2012.pdf
Informações gerais: http://www.accamargo.org.br/eventos/
Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De

forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 15 mil novos pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de um milhão de procedimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez consecutiva entre as 10
melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira. Em 2011, o Hospital foi eleito pela terceira vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame e, em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).

Acompanhe o Hospital A.C.Camargo nas Mídias Sociais
Facebook: http://www.facebook.com/HospitalACCamargo
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
Flickr: http://www.flickr.com/accamargo
Twitter: @haccamargo | ACCamargo_CIPE

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Intercomunique Relações Institucionais
Moura Leite Netto - moura@comunique.srv.br
Fone: 55 (11) 3812-2780 / 9733-5588 (vivo) / 8469-0088 (tim)