A Inova Unicamp é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade. Para patentes, o procedimento começa com o envio das informações mais relevantes por meio do Sistema de Comunicação de Invenções.
Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores, pessoas físicas ou jurídicas detentores de direitos sobre a criação. Em troca da propriedade temporária, o inventor revela o conteúdo técnico da matéria protegida. A validade de uma patente é territorial e temporal (saiba mais acessando o link Perguntas Frequentes).
A Inova Unicamp é o órgão responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na Universidade. Dessa maneira, o pesquisador da Unicamp conta com a Agência para proteger suas invenções. No caso da patente, o procedimento começa com o envio das informações mais relevantes sobre sua invenção por meio do Sistema de Comunicação de Invenção.
O Sistema de Comunicação de Invenção foi desenvolvido para facilitar a interação com o inventor da Unicamp. Nesta nova interface basta preencher o formulário online e fazer o envio das informações pelo próprio sistema, que também permite o salvamento temporário das informações, antes do envio definitivo.
Orientações para o preenchimento do formulário, envio e funcionamento do Sistema estão no Manual de Uso do Sistema de Comunicação de Invenção.
Após o recebimento das informações referentes à Comunicação de Invenção, analistas de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp entram em contato com os pesquisadores para esclarecer possíveis dúvidas sobre a tecnologia desenvolvida. A partir das informações prestadas, a Inova Unicamp avalia a possibilidade de pedido de patente de acordo com os requisitos de patenteabilidade dispostos na Lei nº 9.279/1996 Lei de Propriedade Industrial. Caso a tecnologia atenda aos requisitos, a Agência gerenciará todo o processo de pedido de patente junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão responsável pela concessão de patentes no Brasil.
BASES DE PATENTES
É recomendável que o pesquisador da Unicamp verifique a existência de pedidos de patentes anteriores semelhantes ao seu, para isso acesse as seguintes bases:
Base Comercial
Derwent Innovation Index - Disponibilizada para a comunidade brasileira de pesquisa pela Fapesp e pela Capes. Acesso apenas pela rede interna da Unicamp.
Bases Públicas
Escritório brasileiro - INPI
Escritório norte-americano - USPTO
Escritórios europeu - Esp@cenet
Escritório japonês - JPO
Escritório canadense - CIPO
Escritório chinês - CPO FREE PATENTS ONLINE
Fonte: Inova Unicamp