Notícia

Diário de Guarulhos

Pasta do Desenvolvimento Econômico deve ser arrimo da administração estadual

Publicado em 12 janeiro 2011

Sob o comando do vice-governador Guilherme Afif Domingos (DEM), que acumula dupla função no governo Geraldo Alckmin (PSDB), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia deve ser o fulcro da administração estadual. Nos primeiros dias de governo, Afif aproveita para planejar as ações referentes às novas atribuições da Pasta, como a responsabilidade por faculdades (Fatecs) e universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp, Unesp e as Faculdades de Medicina de Marília e São José do Rio Preto). Também fica sob a batuta do vice-governador a relevante Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa). Tudo isso e mais as áreas que já pertenciam à secretaria consumirão um esforço hercúleo desse aliado número um dos tucanos no Estado. Para quem estiver interessado nos detalhes, basta conferir os decretos nº 56.635/2011 e nº 56.636/2011, que alteram a denominação e reorganizam a Secretaria. As Coordenadorias de Desenvolvimento Regional e Territorial e de Ciência e Tecnologia, que já pertenciam à Pasta, irão fortalecer suas ações e projetos em andamento, como o Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), com o objetivo de estimular a inovação e a competitividade das empresas.

PARQUE TECNOLÓGICO
Falando com exclusividade para o DG no ano passado, quando ainda era candidato, o governador Geraldo Alckmin havia se comprometido a fazer “todo o possível” para viabilizar o parque Tecnológico de Guarulhos, um centro de pesquisa e inovação escolhido como a principal bandeira da Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos).

DERSA
O Parque Tecnológico de Guarulhos necessita de um espaço físico. O local identificado como ideal é um terreno pertencente à Dersa, atualmente alugado para a empresa Dry Port. Dado o dinamismo do novo secretário de Desenvolvimento, é bem possível que, em breve, os entraves que impossibilitam a viabilização do parque sejam solucionados.

DESAPARECIDO
Já o novo secretário de Desenvolvimento Metropolitano, o deputado tucano Edson Aparecido, não está fazendo jus ao nome. Continua desaparecido, ou, pelo menos, fugindo da imprensa. Claro que não é tarefa fácil organizar uma nova secretaria do zero, mas pelo menos poderiam ser oferecidos aos jornalistas alguns aperitivos do que se pretende fazer.

ÁGUAS
Dada a grave situação decorrente das chuvas (leia-se: ocupação urbana desordenada), o próprio governador Geraldo Alckmin assumiu hoje a tarefa de coordenação no enfrentamento ao novo dilúvio numa reunião realizada à tarde no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

INTERNET
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, abriu ontem com provedores regionais a rodada de reuniões sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que tem como objetivo tornar a Internet um serviço mais barato e acessível à população. Segundo o ministro, hoje, “a oferta de banda larga é insuficiente, a qualidade fica aquém do esperado pelo consumidor e o preço é alto”.

TELEBRÁS
“Vamos negociar com todos os setores. Nós temos a Telebrás, que está exercendo um papel importante na expansão. O governo vai fazer parcerias com as empresas de comunicação, com os provedores regionais. Temos algumas medidas que já foram adotadas no sentido da diminuição de impostos”, disse Bernardo.

PROJETO
Os bairros da periferia de Guarulhos poderão ter lavanderias comunitárias. A iniciativa de autoria da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) prevê que a Prefeitura implemente esses equipamentos em comunidades carentes, onde seu uso será coletivo. A expectativa é de que novos conjuntos habitacionais promovidos pelo município já venham com as lavanderias.

REGULAMENTAÇÃO
O projeto se destina a pessoas que pertençam a famílias vulneráveis que residam em áreas de risco. A autora da lei espera agora que assim que o Executivo tiver as condições para colocar o projeto em prática, o prefeito Sebastião Almeida regulamente a lei.

JUSTIFICATIVA
NA JUSTIFICATIVA À SUA PROPOSTA, LUIZA ARGUMENTA QUE O MOTIVO PELO QUAL APRESENTOU O PROJETO TEM A VER COM O FATO DE QUE A PENOSA TAREFA DE LAVAR ROUPAS É HOJE BASICAMENTE DESTINADA ÀS MULHERES, EM ESPECIAL AS DE BAIXA RENDA, E QUE EM COMUNIDADES CARENTES ESTA TAREFA SE TORNA MAIS PENOSA. DE ACORDO COM A VEREADORA, ESSE TIPO DE PROGRAMA JÁ EXISTE EM ALGUMAS CIDADES E O PODER PÚBLICO SE RESPONSABILIZA PELOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.

AGENDA

A Secretaria do Trabalho realiza amanhã, a partir das 9h, a adesão de 850 jovens ao Programa Oportunidade ao Jovem (POJ). O evento acontece no Centro Municipal de Educação Adamastor, na Avenida Monteiro Lobato, 734, Centro.

O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região e demais sindicatos filiados à Força Sindical realizam reunião no dia 14 de janeiro, às 10h, no Auditório da entidade (R. Iraci Santana, 34, Macedo). Na pauta da reunião agendada com representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito serão tratados assuntos como reestruturação do transporte publico e implementação do Bilhete Único, os reflexos e problemas enfrentados pelos usuários com o novo sistema, entre outros esclarecimentos.


“Todos os projetos terão continuidade neste período”
CARLOS DERMAN, secretário de Saúde e prefeito em exercício, sobre as férias de Almeida