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Passageiro terá conexão remota com transporte coletivo

Publicado em 28 agosto 2010

O carro já chegou na era da conectividade. A maioria dos modelos de luxo - ou mesmo os de categoria intermediária - já está equipada para que o motorista e passageiros tenham contato com o mundo.

O próximo passo é a conectividade à disposição também no passageiro de transporte coletivo. Ele poderá ter informações importantes, que agilizará a sua vida, a sua rotina.

Da sala de casa a pessoa saberá a hora exata que o ônibus vai passar no ponto. Então ela poderá sair de casa em cima da hora, sem precisar ficar esperando o ônibus chegar.

O chamado Sistema embarcado de informação ao usuário de transporte coletivo, foi desenvolvido com o apoio da Fapesp, a Fundação para a Pesquisa do Estado de São Paulo, inspirado em uma experiência européia.

"Nosso objetivo é adaptar essa tecnologia à realidade brasileira e ampliar a quantidade de serviços oferecida", explicou o coordenador do projeto, Paulo Roberto Tavares, da Transdata Smart, empresa especializada em terminais de leitura de cartões eletrônicos.

O projeto europeu seria inviável no Brasil pelo seu alto custo, cerca de R$ 17 mil por ônibus. A ideia é utilizar aqui computadores convencionais adaptados para suportar as condições das viagens, com trepidação, calor e poluição.

A solução para o Brasil foi optar por um conjunto mais enxuto: um hardware dedicado com uma plataforma utilizada em aparelhos de celular do tipo smartphone e dispõe de entradas para dispositivos de memória sólida, que pode ser do tipo USB, chip ou cartão. Por meio deles são carregados os conteúdos da programação exibidos na tela.

O equipamento também pode contar com tecnologia de comunicação 3G, o que permitiria atualização de conteúdo em tempo real, e GPS para acompanhar o trajeto do veículo.

Durante uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro o equipamento poderia exibir informações turísticas, indicações sobre as cidades no itinerário, como Aparecida do Norte, assim que o GPS detectasse a aproximação da cidade.

No caso de ônibus circulares, a localização do veículo poderia ser acompanhada pela internet em computadores e aparelhos de celular, o que permitiria aos usuários acompanhar o trajeto da linha que deseja e se dirigir ao ponto no horário certo. "A precisão seria grande e o usuário não perderia tempo esperando no ponto de ônibus", disse Paulo Roberto Tavares.

Para as companhias de ônibus o equipamento também teria muitas utilidades. Além de poder acompanhar a localização de toda a frota em tempo real a companhia poderia enviar mensagens de texto em um painel que ficaria à frente do motorista.

O equipamento será composto de três partes: a unidade de processamento, o painel de controle com o display de mensagens e os monitores de cristal líquido, que seriam espalhados na cabine dos passageiros.

A previsão é que o custo seja de no máximo R$ 5 mil por unidade e que pode diminuir com o aumento do número de ônibus que adotem este sistema. O menor custo é o principal diferencial do produto brasileiro em comparação aos similares europeus e asiáticos. Muito legal. Mas antes disso é preciso que o Brasil tenha um transporte coletivo de boa qualidade, para todos os cidadãos.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.

Joel Leite (joelleite@autoinforme.com.br) é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.