Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Particles4U premiará instrumento educacional sobre partículas elementares

Publicado em 03 janeiro 2018

A competição Particles4U, promovida pelo International Particle Physics Outreach Group (IPPOG) e patrocinada pela Sociedade Europeia de Física, premiará alunos e professores do ensino básico pela criação de instrumentos educacionais que mostrem como as partículas elementares estão presentes nas vidas diárias.

O instrumento pode ser um objeto, um protótipo, um plano de aula, uma atividade, um jogo, um experimento ou mesmo um trabalho artístico. A competição é dividida em duas categorias: primária, para alunos mais novos (até 12 anos de idade) e respectivos professores, e uma categoria secundária para alunos mais velhos (idade igual ou superior a 13 anos) e seus professores.

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com a visita de um físico de partículas do IPPOG, que poderá apresentar uma introdução à física de partículas adequada ao nível e que responderá às perguntas dos alunos e professores.

Além disso, para os professores das duas melhores equipes ou alunos na categoria secundária, será oferecido um detector de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador usando um navegador de internet, para medir os raios cósmicos na sala de aula.

Os interessados em participar da Particles4U devem preencher formulário de registro até dia 7 de janeiro de 2018, incluindo: uma descrição escrita da sua contribuição criativa, incluindo os objetivos e a audiência-alvo; imagens e/ou filmes que ajudem a perceber melhor a utilização e capacidades do instrumento; qualquer outro material de suporte que pareça relevante para a avaliação.

Mais informações: http://ippog.org/particles4u/pt.

Por Agência FAPESP