Notícia

Portal da Universidade Federal de São Paulo

Parque Tecnológico recebe 55.ª edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (1 notícias)

Publicado em 08 de novembro de 2023

Até amanhã (9/11) acontece, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o 55.° SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Sob o tema Integração da Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, prevê sessões técnicas com apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos de variados temas de interesse da comunidade. Na ocasião, também está sendo apresentado o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos.

A abertura do simpósio contou com a presença da vice-reitora da Unifesp, Lia Azevedo Bitencourt, da diretora acadêmica do campus, Regiane Albertini, de Nelson Maculan, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretário de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e de Luiz Leduíno de Salles, professor associado do ICT/Unifesp. "Esta parceria com empresas inovadoras remonta desde a criação da Sobrapo. Por isso, consideramos muito pertinente a realização deste evento aqui no PIT, considerado um dos maiores parques tecnológicos do país com mais de 300 empresas inovadoras", comemorou Leduíno.

O 55.° SBPO foi organizado pela Unifesp, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO). A organização contou com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Faculdade de Tecnologia (FATEC), do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), e das empresas Accenture, Linear Softwares Matemáticos, Opencadd, Paragon, Routeasy e Bauducco, além do financiamento pela Capes e pela FAPESP.

O simpósio conta, ainda, com o patrocínio de diversas instituições e empresas que acreditam na relevância do evento para o benefício de diferentes áreas, como logística, engenharia e saúde. A aposta é na otimização de processos, solução de problemas, maximização do uso de recursos e outras frentes que são pauta da pesquisa operacional.