Até amanhã (9/11) acontece, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o 55.° SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Sob o tema Integração da Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, prevê sessões técnicas com apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos de variados temas de interesse da comunidade. Na ocasião, também está sendo apresentado o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos.
A abertura do simpósio contou com a presença da vice-reitora da Unifesp, Lia Azevedo Bitencourt, da diretora acadêmica do campus, Regiane Albertini, de Nelson Maculan, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretário de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e de Luiz Leduíno de Salles, professor associado do ICT/Unifesp. "Esta parceria com empresas inovadoras remonta desde a criação da Sobrapo. Por isso, consideramos muito pertinente a realização deste evento aqui no PIT, considerado um dos maiores parques tecnológicos do país com mais de 300 empresas inovadoras", comemorou Leduíno.
O 55.° SBPO foi organizado pela Unifesp, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO). A organização contou com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Faculdade de Tecnologia (FATEC), do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), e das empresas Accenture, Linear Softwares Matemáticos, Opencadd, Paragon, Routeasy e Bauducco, além do financiamento pela Capes e pela FAPESP.
O simpósio conta, ainda, com o patrocínio de diversas instituições e empresas que acreditam na relevância do evento para o benefício de diferentes áreas, como logística, engenharia e saúde. A aposta é na otimização de processos, solução de problemas, maximização do uso de recursos e outras frentes que são pauta da pesquisa operacional.