Notícia

São Carlos Oficial

Parque Tecnológico de São Carlos tem credenciamento definitivo

Publicado em 13 abril 2013

O governador Geraldo Alckmin concedeu neste sábado, 13, o credenciamento definitivo para o Parque Tecnológico de São Carlos (Science Park). A medida contribui com o aquecimento econômico da região com a atração de novos negócios. "Isto vai possibilitar às empresas crédito e estímulo fiscal, redução de impostos para equipamentos, para atrair novas empresas para São Carlos", afirmou o governador.

De acordo com Alckmin, o Estado já investiu mais de R$ 3 milhões para a logística do parque. "Vamos estabelecer com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o próprio Science Park novas construções para receber mais empresas."

O Parque Tecnológico ocupa uma área de mais de 200 mil m², na Rodovia Luiz Augusto de Oliveira. Conta com um centro administrativo, uma incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos.

As atividades do Science Park são voltadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Instrumentação Eletrônica, Automação e Robótica, Engenharia Não-rotineira, Química Fina, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Design e Marketing e Propaganda.

Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

O SPTec, criado em 2006, oferece apoio aos parques tecnológicos com objetivo de levar o desenvolvimento a diversas regiões do Estado. Existem em São Paulo 27 iniciativas para implantação de parque tecnológico. Seis ja têm credenciamento definitivo: além de São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos e Piracicaba.

Outros 12 têm credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas - três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC -, Santo André, São Carlos-Eco Tecnológico, São José do Rio Preto, São Paulo - duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste - e Univap-São José dos Campos. Outros nove estão em estudo: Campinas - Ciatec, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara D"Oeste, Grande ABC, Guarulhos, Jundiaí, Pirassununga e Bauru.