A diretoria da Fundação Parque Tecnológico de Santos foi empossada na manhã desta quinta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. É formada pelo diretor-presidente, Marco Aurélio Linhares Matias; diretor técnico, Gerson Prando; e diretor administrativo e financeiro, Adriano Leocádio. A principal atribuição é fortalecer a imagem de Santos como cidade do conhecimento e tecnologia.
Projeto do Parque vem desde 2009. Com a posse da primeira diretoria, o próximo passo é conseguir o credenciamento do Governo do Estado para a liberação de R$ 10 milhões, verba a ser utilizada na criação da sede, em uma área livre do Colégio Santista, na Vila Nova. A obra está orçada em R$ 23 milhões.
Os diretores serão responsáveis pela execução e gerenciamento dos projetos de pesquisa, como a Incubadora de Empresas de Santos, Centro de Pesquisa e laboratórios em fase de instalação, com ênfase em porto, energia, desenvolvimento urbano e tecnologia de informação e comunicação, mobilizando as universidades de Santos.
Além de dar apoio à viabilização, por parte do município, do Centro de Pesquisa em Petróleo e Gás na Baixada Santista, terá a responsabilidade de analisar os pedidos de credenciamento no parque, instalações, grupos e linhas de pesquisa. “Isso facilitará o acesso às linhas de financiamento pelas instituições de fomento, que são o CNPq, Finep e a Fapesp”, disse o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos e presidente do Conselho de Administração da Fundação do Parque Tecnológico, Márcio Lara.
Histórico
Santos ingressou em 2009 no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). A iniciativa tem como objetivo oferecer a oportunidade para as empresas transformarem conhecimento em riqueza ao aproximar universidades, escolas e centros de pesquisas do setor produtivo.
O parque tecnológico tem como foco as áreas de petróleo, gás natural, porto, meio ambiente, tecnologia da informação e logística. Atualmente, fazem parte as empresas Usiminas, Petrobras e Codesp; universidades públicas, além da Unifesp e Fatec.
Notícia
A Tribuna (Santos, SP) online