Notícia

DCI

ParisTech e Fapesp firmam acordo e estreitam relações

Publicado em 31 maio 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Paris (ParisTech) , da França, assinaram, no início desta semana, um acordo de cooperação científica.

O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos conjuntos, em todas as áreas do conhecimento, que poderão incluir a troca de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

A comitiva francesa de representantes do ParisTech foi recebida na sede da Fapesp pelo presidente da entidade, Celso Lafer, e pelo diretor-científico, Carlos Henrique de Brito Cruz.

O ParisTech é um polo de pesquisa e ensino superior que reúne 12 das principais grandes escolas francesas, como a École Polytechni que e a École des Ponts.

Segundo o presidente do Paris- Tech, Cyrille Van Effenterre, a assinatura do acordo manifesta o interesse da instituição, em caráter prioritário, de estabelecer relações com o Brasil, na estratégia de relações internacionais desenvolvida pela entidade.

As escolas que compõem o ParisTech querem desenvolver pesquisa em colaboração em nível internacional. O Brasil e São Paulo, em particular, são parceiros prioritários no nosso esforço de abertura internacional”, disse Menterre à Agência Fapesp.

 

O acordo estabelece que a Fapesp e o ParisTech estimularão o intercâmbio de pesquisadores inicialmente por meio da organização de workshops no Estado de São Paulo ou na França

O objetivo é selecionar projetos de pesquisa de interesse para ambas as instituições, propostos por pesquisadores de instituições - no Estado de São Paulo e a serem desenvolvidos em conjunto com o ParisTech.