Valorizamos sua privacidade Compartilhar Nomeado como Isports, o programa desenvolvido na USP utiliza matemática para detectar talentos esportivos e permitir o monitoramento do desempenho dos atletas. O Brasil já conquistou 3 medalhas no judô, nas Olimpíadas de Paris 2024, inclusive uma de ouro.
Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), auxiliou a equipe brasileira de judô a se preparar para as Olimpíadas de Paris. Até o momento, o país já conquistou 3 medalhas desta modalidade, sendo uma de bronze, uma de prata e uma de ouro.
A ferramenta é um software matemático que se baseia em modelos estatísticos para detectar talentos esportivos e permitir o monitoramento do desempenho dos atletas. Nomeado como Isports, este tipo de programa é bastante utilizado no futebol, sendo agora aplicado pela Confederação Brasileira de Judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
O software é capaz de realizar testes e armazenar resultados físicos e técnicos dos atletas. Além disso, ele gera recursos visuais como gráficos, tabelas e parâmetros, facilitando a análise e interpretação de dados. Esta tecnologia foi criada no Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP).
O iSports foi concebido para ser uma espécie de “olheiro” esportivo. Para saber mais, acesse aqui a matéria completa no site da Agência FAPESP.
Até o momento de publicação desta matéria, os atletas brasileiros conseguiram 3 medalhas no judô, o que representa quase metade das medalhas obtidas pelo país em todas as modalidades. No total, o judô brasileiros já conquistou 27 medalhas na história dos Jogos Olímpicos.
Na edição de Paris, a judoca Larissa Pimenta ficou com o bronze após vitória contra a campeã mundial, Odette Giuffrida, na categoria até 52 kg. O brasileiro William Lima conquistou a prata na categoria 66 kg depois de ser derrotado pelo japonês Abe Hifumi. Por fim, a atleta Beatriz Souza também trouxe uma medalha para o Brasil no judô, sendo a primeira mulher brasileira a conquistar o ouro olímpico nesta modalidade.