Parceria inaugura Centro de Inteligência Artificial "mais moderno" do Brasil Viabilizado por IBM, USP e Fapesp, C4AI tem a cadeia de alimentos como foco
A IBM , a Universidade de São Paulo (USP) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) deram início hoje às atividades do mais moderno Centro de Inteligência Artificial (C4AI) do Brasil.
A estrutura é dedicada ao desenvolvimento de estudos e à pesquisa de ponta em IA para endereçar temas de grande impacto social e econômico. O novo centro terá sede no prédio do Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, localizado no campus da USP em São Paulo.
Veja as inciativas de inteligência artificial da Embrapa Informática Agropecuária , de Londrina e outras no nosso site .
AgriBio visa “tomada de decisão com incerteza” para o setor de agricultura. (foto – C4AI)
O C4AI terá foco inicial em cinco grandes desafios relacionados à saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e no desenvolvimento de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural em Português, procurando maneiras de melhorar o bem-estar humano e apoiar iniciativas para diversidade e inclusão.
O Centro contará também com uma segunda unidade para capacitar estudantes e profissionais, disseminando conhecimento e transferindo os benefícios da tecnologia para a sociedade. Este local será instalado no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos.
“À medida que tecnologias como inteligência artificial e nuvem híbrida habilitam a transformação das empresas e da sociedade, vemos uma objetiva oportunidade de expandir seu estudo e aplicação em segmentos relevantes para o país”, disse Tonny Martins, Gerente Geral da IBM Brasil.
Segundo ele, o Centro cria um ecossistema que engloba os setores produtivo, acadêmico e de inovação para que o valor real da inteligência artificial aumente a experiência e habilidades dos talentos humanos, colocando a tecnologia a serviço de governos, cidadãos e negócios em diversos setores da economia
“Esta é a realização de um projeto estratégico da Universidade de São Paulo, que considera a área de Inteligência Artificial obrigatória para acompanhar e participar dos desenvolvimentos que dominarão, com suas múltiplas aplicações, a sociedade moderna. Que isso seja apenas o começo de grandes transformações, como, de fato, esperamos”, destaca o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Canuto.
Conheça os objetivos no agro
AgriBio – modelos de causa e efeito para processos de tomada de decisão com incerteza para o setor de agricultura
Os ciclos produtivos do agronegócio, sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e segurança alimentar são demandas atuais que desafiam as autoridades mundiais.
Essa linha de estudo irá focar em modelos de causa e efeito para cadeias de produção de agricultura, em especial a de pequenos produtores. O objetivo será utilizar modelos de correlação avançados para a tomada de decisão baseada na causa e efeito, abordando muitas fontes de preocupações, como desperdício de água e alimento.
Mais sobre: