Notícia

Revista PIB - Presença Internacional do Brasil

Parceria Fapesp/Shell

Publicado em 01 abril 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou a criação de um Centro de Pesquisas em Novas Energias, em parceria com a petroleira anglo-holandesa Shell.

As duas organizações vão financiar conjuntamente a iniciativa: nos primeiros cinco anos de atividade do Centro, os dois patrocinadores partilharão um aporte total de R$16,7 milhões. O Centro de Pesquisas em Novas Energias terá também como parceiras universidades e instituições de pesquisas a ser selecionadas por meio de uma chamada de propostas.

As instituições poderão hospedar cada uma das quatro divisões de pesquisa que estão previstas na organização do novo Centro: transportadores de alta densidade de energia; armazenamento avançado de energia; conversão de metano em produtos; e ciência computacional de materiais.

A Fapesp já apoia cinco Centros de Pesquisa em Engenharia, em parceria com as empresas Peugeot Citroen, Shell/BG Brasil, GlaxoSmithKline (GSK) e Natura, nas áreas respectivas de biocombustíveis, gás natural, química verde, moléculas para fármacos e bem-estar humano.