Notícia

Página Rural

Parceria Fapemig e Fapesp beneficia pesquisas sobre etanol

Publicado em 09 janeiro 2009

Dois projetos foram aprovados na primeira etapa do edital conjunto das Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e de São Paulo (Fapesp). As duas maiores FAPs do país uniram forças para incentivar pesquisas na área de bionergia, mais especificamente relacionados ao etanol, incluindo fontes, processos de produção, novas tecnologias e certificação. As propostas aprovadas são projetos cooperativos entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Unicamp e a UFV e a USP, que receberão cerca de R$ 679 mil.

Os projetos foram apresentados simultaneamente em Minas Gerais e em São Paulo pelos pesquisadores de cada estado. Para receber os recursos, as propostas foram aprovadas pelas duas FAPs. "Essa é uma nova forma de atuação das Fundações de Amparo à Pesquisa. O trabalho em conjunto soma forças e contribui para acelerar o crescimento do país em áreas estratégicas", destaca o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges.

Com o edital, pretende-se gerar conhecimento, competências e alianças estratégicas, além de incentivar a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores. O convênio previa, ainda, um cronograma B para envio de propostas: os pesquisadores tiveram até novembro de 2008 para encaminhar novos projetos. Seis propostas foram encaminhadas à Fapemig, que estão sendo avaliadas pela comissão de julgamento. A previsão é que o resultado seja divulgado até 23 de março. Para conferir as propostas selecionadas acesse o site da Fapemig www.fapemig.br.

Outras informações pelo e-mail ci@fapemig.br ou (31) 3280-2141/ 2113 /2105.

Fonte: Governo de MG