A USP assinou parceria com o Instituto Pasteur, da França, para criação de centro de pesquisa internacional no Brasil, com sede no campus da Universidade.
O espaço tratará de pesquisas nas áreas de medicina e biologia – focadas desenvolvimento da saúde humana. A criação do instituto foi aprovada no dia 23 pelo Conselho Universitário da USP.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve presente no ato da assinatura entre as instituições. “É forma de trazer ciência, inovação, pesquisa e o compartilhamento de conhecimento para o Estado de São Paulo. Uma nação se desenvolve a partir do momento em que ela investe nessas áreas. Significa que as respostas serão cada vez mais rápidas e o Brasil estará inserido nesse contexto”, afirmou Tarcísio.
Entre os futuros projetos do centro estão o estudo de novas viroses e possíveis novas pandemias. “Também poderão ser realizadas pesquisas científicas de classe mundial em série de tipos de doenças, tais como transmissíveis e não-transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas ou progressivas”, complementou o governador.
Segundo a USP, “será associação privada, sem fins lucrativos, com propósitos científicos e tecnológicos, voltados para a área de ciências biológicas e da saúde”.
Com informações de g1