Notícia

Diário de Pernambuco

Parceria entre Pernambuco e França

Publicado em 24 abril 2014

Pernambuco entrou no radar das universidades estrangeiras. A inauguração do escritório da Universidade de Toulouse, França, no campus Recife da UFPE, ontem, trouxe uma iniciativa inédita ao estado. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior brasileira fora da região Sudeste recebe um "braço" de uma tradicional universidade europeia. A partir de setembro, um professor francês sairá de Toulouse para passar um ano na Cidade Universitária, coordenando projetos de cooperação. Um professor da UFPE fará o caminho inverso.

O escritório da Universidade de Toulouse está pronto para receber o docente. Computadores, mesas e armários aguardam o inicio dos trabalhos de pesquisa nas áreas de meio ambiente e recursos naturais; patrimônio, cultura e história; espaços urbanos; biologia e saúde humana; tecnologia; agricultura, agronomia e saúde animal. Também serão estudadas dinâmicas sociais, políticas e econômicas de Pernambuco e da região do Midi-Pirineus, onde fica Toulouse. "Já recebemos estudantes pelo Ciência Sem Fronteiras, mas queremos aumentar o intercâmbio". pontuou o presidente da região de Midi-Pirineus, Martin Malvy.

A Universidade de Toulouse é a segunda maior instituição de ensino superior da França a se instalar no Brasil. A Universidade de Lyon já havia, em 2012, realizado parceria semelhante com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Esse acordo é mais do que uma simples antena, como estamos chamando o projeto. É uma verdadeira plataforma de cooperação. Pernambuco foi escolhido, pois há estimulo à francofonia aqui (a UFPE oferece licenciatura em letras/francês) e porque o Recife tem um dinamismo que nos interessa", explicou a presidente das Universidades e Estabelecimentos de Toulouse, Marie France Barthet.

Na área de saúde, residentes do Hospital das Clínicas farão intercâmbio de um ano na França. Alunos franceses também serão recebidos na Federal. "Vamos discutir modelos de gestão hospitalar e de senvolver pesquisas em gerontologia, uma área de interesse comum entre nos", esclareceu o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. Após a inauguração do escritório, uma comitiva de mais de 70 professores e pesquisadores franceses, além de docentes da universidade pernambucana, participaram do primeiro dia do Seminário de Grandes Desafios em Pesquisa e Formação: Pernambuco-Toulouse, com participação também da UPE, UFRPE, Unicap e Imip.

Cooperações

O grande número de estudantes brasileiros em universidades estrangeiras é apontado como o principal motivo para a criação de escritórios nas instituições brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, mais de 170 mil alunos brasileiros estudaram no exterior em 2013, mais que o dobro do registrado em 2008. Além do escritório de Toulouse na UFPE, há pelo menos mais 13 aproximações acadêmicas semelhantes no Brasil.

SISU

Inscrições para reenanejados

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza hoje as matriculas dos candidatos classificados no 3º remanejamento do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação. Os concorrentes convocados vão preencher vagas abertas nos cursos de ciências biológicas, ciências da natureza, engenharia agrícola e ambiental, engenharia de computação, engenharia de produção e medicina. As matrículas serão realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h. A Univasf oferece 1.330 vagas no Sisu, que reúne 5,2 mil oportunidades no estado ao todo, via cinco instituições. O número deverá aumentar bastante com a recente adesão da UFPE. No ultimo vestibular tradicional, a Federal ofereceu 6,6 mil vagas.