Notícia

DiárioNET

Parceria entre Fapesp e Natura leva à criação de centro de pesquisa

Publicado em 27 novembro 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Natura lançam chamada de propostas de pesquisa para a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.

O futuro centro será voltado para pesquisas nas áreas de neurociência, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais, modelagem e construção de indicadores matemáticos.

O objetivo das pesquisas será a estruturação de uma base sólida para a avaliação e promoção do bem-estar da população brasileira, estabelecendo marcadores científicos, com medição neurológica de percepção, atenção e memória a partir de uma avaliação cultural e de hábitos.

O Centro receberá aporte de recursos de até R$ 2 milhões por ano, por um prazo de dez anos, totalizando um investimento de R$ 20 milhões, compartilhado igualmente por ambas as instituições.

Ao longo do mesmo tempo, a previsão é de que um valor equivalente seja dispendido pela instituição que sediar o centro de pesquisas, em forma de salários e despesas operacionais.

Nesse período, serão apoiados projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa públicas ou privadas, localizadas no Estado de São Paulo, e da Natura.

Para o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o modelo do Centro de Pesquisas levará ao desenvolvimento de pesquisas avançadas, com grande potencial de aplicação. "Esta chamada resulta de um esforço conjunto da Fapesp e da Natura para estimular pesquisa avançada, internacionalmente competitiva. Inspirado no modelo dos Cepids, o centro de pesquisas que virá a ser selecionado deverá abrir espaço para a pesquisa científica na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, com resultados voltados para aplicações e inovação", diz.