Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Parceria entre ACSP e Uninove mapeará o uso estratégico da internet nas PMEs

Publicado em 21 junho 2010

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho (Uninove) fecharam uma importante parceria, neste mês, para o projeto de pesquisa intitulado: "Uso estratégico da internet em negócios eletrônicos como ferramenta para inserção de pequenas empresas no mercado competitivo".

O projeto, idealizado pela doutora em Administração Silvia Novaes Zilber, professora e pesquisadora do PMDA da Uninove, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e é composto de duas fases: uma qualitativa, já finalizada, onde foi desenvolvida uma série de estudos de casos, nos segmentos de varejo e serviços, como: moda, publicidade na internet, venda de produtos de informática, venda de livros, venda de flores, dentre outros.

Esses dados aferidos, na primeira etapa, auxiliam, agora, na segunda fase, quantitativa, em que serão abordadas as pequenas e médias empresas (PMEs) dos mesmos segmentos. "Nosso objetivo é investigar qual o modelo de negócio usado pelos empresários dessas PMEs para o comércio eletrônico, além de analisar o perfil desses empreendedores", explica a responsável pela parceria por parte do PMDA da Uninove, Silvia Novaes Zilber, doutora em Administração pela FEA/USP, professora e pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em administração da instituição.

Para a superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, que coordenou a parceria com a Uninove, a intenção é, por meio dos resultados, elaborar um tipo de manual ou guia que reúna as melhores práticas para que esses empresários implantem o comércio eletrônico. "A pesquisa nos permitirá reunir informações capazes de levantar um perfil das pequenas e médias empresas, identificando como usaram a internet para aproveitar oportunidades e alavancar seus negócios". Segundo Sandra Turchi, a ideia principal é fazer um diagnóstico destes setores, para entender quais empresas já nasceram "virtuais" e quais atuavam no meio físico e migraram para o meio digital, analisando se existe uma diferença entre os modelos de negócio utilizados por esses dois tipos de empresas e quais suas vantagens ou dificuldades. "Desenvolvemos, na parceria, um intercâmbio de conhecimento.

A Uninove aplica sua experiência de pesquisa, na base de pequenas e médias empresas da ACSP, por meio de um questionário "on-line". Após a obtenção das respostas será conduzida uma análise, para a criação, em conjunto, de um guia para um comércio eletrônico bem-sucedido", enfatiza Sandra. A Uninove é uma das mais importantes Universidades particulares do País, possuindo mais de 120 mil alunos em suas unidades, dispondo, ainda, de 120 cursos de graduação e pós-graduação latu e strictu senso. "Estamos otimistas com essa união que proporcionará resultados bem interessantes", finaliza Sandra.

Sobre a ACSP e o SCPC

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus mais de 115 anos de história, atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado do pequeno, médio e grande empresário, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no país. No ambiente de negócios, a ACSP administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do mais moderno e completo banco de dados de informações comerciais, com dados de pessoas e empresas e cobertura nacional. O SCPC oferece soluções inteligentes para a tomada de decisão na gestão de crédito e, com o apoio da alta tecnologia, está preparado para atender às novas demandas decorrentes da implantação do Cadastro Positivo, com modelos estatísticos desenvolvidos com exclusividade para cada tipo de negócio. www.acsp.com.br

CONHEÇA: www.acsp.com.br/e-commerce Twitter: @acspdigital