A Ceagesp e a Esalq celebraram um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do projeto "Apoio a tomada de decisão do Serviço de Alimentação Escolar na escolha, aquisição, controle de qualidade e utilização das frutas e hortaliças frescas", que foi aprovado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Os projetos do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas têm o objetivo de financiar pesquisas voltadas ao atendimento de demandas sociais concretas, desenvolvidas através de parceria entre universidades e instituições de pesquisa e órgãos governamentais ou organizações não-governamentais. A parceria garante a utilização concreta dos resultados do trabalho e a implementação de políticas públicas de relevância social.
O Serviço de Alimentação Escolar, responsável pela alimentação de 45,6 milhões de crianças no Brasil, sendo 8,5 milhões somente no estado de São Paulo, garante pelo menos uma vez por dia o acesso a uma refeição equilibrada, com o fornecimento de energia e nutrientes essenciais, permitindo a formação de consumidores conscientes e a prevenção de futuros problemas de saúde.
A escolha da fruta e hortaliça de melhor custo-benefício e a garantia de recebimento de um
produto de boa qualidade são grandes desafios para os departamentos de alimentação escolar dos municípios, acrescidos agora da obrigatoriedade de utilizar 30% dos recursos federais na compra da produção da agricultura familiar local (Lei federal nº. 11.947, de 16 de junho de 2009).
O projeto aprovado tem como objetivo desenvolver ferramentas que permitam a melhor utilização do dinheiro público na compra de frutas e hortaliças frescas na alimentação escolar: produtos de melhor qualidade, de preços compatíveis com o mercado, maior diversidade de produtos e variedade, melhor época e a aquisição da agricultura familiar local complementando o Projeto HortiEscolha, desenvolvido pelo Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, que no ano passado treinou 772 estudantes e técnicos da área de alimentos.