Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Parceria Alemanha-São Paulo possibilita fomento de projetos em todas as áreas do conhecimento

Publicado em 19 março 2019

O 1º edital do Propasp (Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo), um novo projeto conjunto da Fapesp e do DAAD, está com chamada aberta em todas as áreas do conhecimento até o dia 29 de março

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), membro cooperador ao DWIH São Paulo (Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) assinaram acordo, intitulado Propasp (Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo), no final de 2018.

A primeira chamada do Propasp está com inscrições abertas até 29 de março de 2019. A novidade é uma ótima oportunidade de fomento à pesquisa conjunta para pesquisadores paulistas e alemães, em todas as áreas de conhecimento. Serão escolhidos até 30 projetos para receber o fomento por dois anos, a partir de agosto de 2019, que poderão ser prorrogados por mais dois anos. Os contemplados terão incentivo com despesas de viagem e estadia durante o período no país parceiro.

O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos do estado de São Paulo e da Alemanha, vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma em São Paulo e uma na Alemanha. Para se candidatar ao programa, é necessário que os pesquisadores paulistas já recebam financiamento da Fapesp em programas específicos (saiba mais aqui). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.

A equipe paulista deve apresentar suas candidaturas junto à Fapesp. Já a equipe alemã deve solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP (Programm Projektbezogener Personenaustausch), denominação dada ao Propasp no lado alemão.

Cronograma:
29 de janeiro: lançamento do edital 
Até 29 de março de 2019: inscrição das propostas 
Até junho de 2019: análise dos projetos 
A partir de agosto de 2019: início das atividades dos projetos selecionados

Mais informações sobre o 1º edital de 2019 aqui.

Mais informações sobre essa parceria clique aqui!

 

 

 

 

 

(Foto: )