Notícia

Agência C&T (MCTI)

Paraguai e Bolívia são os países menos conectados

Publicado em 26 junho 2008

Paraguai e Bolívia seriam os dois únicos países da América Latina com menos de 10% da população com acesso à internet, segundo pesquisa da Câmara Paraguaia de Internet (Capadi). O Paraguai segura a lanterna do ranking, com apenas 4% de taxa de penetração da rede. A Bolívia tem 6%. O Brasil fica na média do continente, com 22,4% de pessoas online.

O estudo aponta que o Chile é o país mais conectado na América do Sul, com acesso para 43% da população. Em seguida vem a Argentina (39,7%) e o Uruguai (31,8%).

Segundo nota divulgada no site da Fapesp, a Capadi cita o monopólio de acesso às redes de fibras ópticas internacionais por parte da Companhia Paraguaia de Comunicações, as altas tarifas cobradas pelos provedores e a ausência de um marco regulatório para as empresas que desejam investir no setor como entraves para o crescimento da internet no país.

Entre as medidas sugeridas pela Câmara Paraguaia de Internet para tentar reverter o cenário estão a criação de uma rede nacional de dados, o estabelecimento de uma infra-estrutura de comunicações com cobertura nacional, a melhora na qualidade dos serviços e a liberação dos serviços multimídias e de acesso à internet.