Notícia

ApexBrasil

Para startups, Apex-Brasil é o quarto principal ator do ecossistema nacional

Publicado em 20 novembro 2020

Além do posicionamento da Agência no ranking feito pela 100 Open Startups, empresas que receberam apoio por meio de ações e projetos também foram premiadas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi reconhecida pelo ranking da 100 Open Startups como quarto principal ator do ecossistema brasileiro de startups no ranking Top 10 Ecossistema, realizado em 2020 (entre 180 instituições participantes). A votação foi feita pelas próprias empresas e além do reconhecimento institucional à Apex-Brasil, 44 startups apoiadas pela Agência se classificaram entre as 100 empresas brasileiras mais atraentes para o mercado em diversas categorias.

“Um reconhecimento desse porte é motivo de muita alegria para a equipe da Apex-Brasil. Essa posição era um sonho muito distante em 2015, quando começamos a trabalhar mais próximos do ecossistema das startups. Desde então, realizamos missões próprias e nos engajamos em esforços multilaterais como o programa Startout Brasil. Esse ‘prêmio’ aumentará nossa visibilidade e reforçará a nossa vontade de entregar cada vez mais e melhor às empresas brasileiras”, celebra a Gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups é publicado pela 100 Open Startups, a plataforma internacional de maior impacto na conexão entre grandes empresas e startups, e destaca, anualmente, as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação. A publicação completa envolve cinco rankings diferentes:

TOP 100 Open Startups: A lista referência das 100 startups mais atraentes para o mercado corporativo.

TOP 100 Open Corps: Ranking das 100 corporações que mais fazem open innovation com startups no Brasil

TOP 10 Investidores: Reconhecimento para os investidores com mais startups ranqueadas.

TOP 10 Ecossistema: Visibilidade para os agentes do ecossistema com mais startups ranqueadas.

TOP 100 Avaliadores: Destaque para os profissionais mais engajados na avaliação de startups.

No ranking Top 5 Ecossistema, a Apex-Brasil junta-se a um time de prestígio que envolve instituições e iniciativas como Inovativa Brasil, Amcham Brasil, Fapesp e CUBO. Enquanto isso, o Programa Startout Brasil, integrado pela Agência juntamente com Sebrae, Anprotec, Ministério da Economia e Ministério das Relações Exteriores ficou com a 11ª posição no mesmo ranking. “O StartOut é um Programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Já estivemos em cidades como Santiago, Toronto, Boston e Xangai e temos um histórico de boas participações de empresas brasileiras e realização de parcerias em diversos mercados”, relata a Coordenadora de Internacionalização da Apex-Brasil, Isabel Fontoura.

Já no tocante às empresas, as startups atendidas pela Apex-Brasil figuram em praticamente todas as categorias do Ranking: 44 empresas apoiadas estão entre as 100 mais atraentes ao Ecossistema:

IndTechs: VG Resíduos, GoEPIK, Ubivis, ForSee

Productivity: MondoDX

Martechs: Opinion Box

HRtechs: Engage, Pris, Pix

RetailTechs: Shelfpix, Predify

AutoTechs: dLieve

LogTechs: Everlog, Evoy

AI: Pix Force, Sentimonitor, Flex Interativa, Autaza, NeuralMind, Xmachina

HealthTechs: Psicologia Viva, Carefy, GNTech

IoT: Mob, LogPix

Big Data: EconoData

Customer Service: Ubots

Construtechs: Molegolar

Agritechs: Implanta iT, Net World Agro, SciCrop, Tbit, Safe Trace

Mobility: Beer or Coffee, WiiMove

LegalTechs: clickCompliance

New Trends: CoBlue, Vidya

CleanTechs: TNS

GovTechs: Plataforma Verde

BioTechs: Pluricell

FoodTechs: Nagro

EnergyTechs: Prosumir, Techmar

Mais informações

imprensa@apexbrasil.com.br