Notícia

Jornal da Unisinos

Para socializar visões, preocupações e alternativas

Publicado em 05 agosto 2008

Pesquisando a Pesquisa 2008 acontece entre os dias 26 e 27/8 na Unisinos

Com o intuito de trabalhar a importância da pesquisa acadêmica em seus mais diversos âmbitos e contextos, acontece nos dias 26 e 27/8 o Pesquisando a Pesquisa 2008. O evento reúne alunos de pós-graduação, gestores e pesquisadores em dois dias de conferências, mesas-redondas e discussões plenárias. A atividade é gratuita e acontece no Auditório Central da Unisinos.

Segundo Luiz Inácio Gaiger, um dos coordenadores do evento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, a pesquisa é essencial, pois consiste em uma atividade reflexiva não apenas de tomada em consideração e de síntese dos conhecimentos disponíveis mas, principalmente, de produção de conhecimentos novos e de revisão do saber existente.

Sobre o evento, Gaiger ressalta que ele serve como um momento de encontro dos pesquisadores da universidade, de todas as suas áreas científicas. “O Pesquisando a Pesquisa permite o mútuo conhecimento pessoal e uma proveitosa troca de idéias, socializando visões, preocupações e alternativas.”

Entre os destaques da programação estão Simon Schwartzman, membro da Academia Brasileira de Ciências, e Robert Evan Verhine, que já teve ligações com a Capes e o CNPq.

Confira a programação:

26/8

- 9h-12h: A pesquisa no seu contexto mundial e nacional

- Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), Rio de Janeiro, presidente do IBGE (1994-1998) e membro da Academia Brasileira de Ciências.

- 13h30-17h00: A pesquisa no seu contexto nacional e estadual

 Robert Evan Verhine falará sobre a pesquisa acadêmica

- Robert Evan Verhine, da Universidade Federal da Bahia, diretor científico da Fapesb, representante da área de educação da Capes (2005-2007), membro do Comitê Multidisciplinar do CNPq (2005-2007) e presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq.

- Renato de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (2001-2002), diretor-presidente da Fapergs (2000).

- Antônio Fausto Neto, da Unisinos, consultor do MEC, CNPq, Capes, Fapesp, Fapesc e Fiocruz.

Dia 27/08

- 9h – 12h: Casos da Unisinos exemplares para análise

Apresentação de grupos de pesquisa consolidados, das três grandes áreas científicas.

- Maria Isabel da Cunha - Formação de professores, ensino e avaliação

- Tânia Lindner Dutra - O caminho da Araucária (Apekuryi): paleogeografia e paleoecologia de Araucária e seus acompanhantes.

- Leonardo Maltchik Garcia - Ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos.

- 13h30 – 17h: A pesquisa no contexto institucional da Unisinos

Apresentação de dados retrospectivos do desenvolvimento da Pesquisa na Unisinos

Apresentação de tópicos em destaque no evento e de questões para debate

As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento Unisinos e no local do evento

http://www.juonline.com.br/index.php/mestrado-e-doutorado/05.08.2008/para-socializar-visoes-preocupacoes-e-alternativas/1be8