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Gazeta de Piracicaba online

Para profissionais

Publicado em 09 dezembro 2008

Prefeitura lança hoje guia de programas sociais elaborado por pesquisadores da USP

 

Será lançado hoje, às 10h30 no gabinete do prefeito Barjas Negri, o guia "Programas Sociais: Guia de apoio para profissionais da saúde do município de Piracicaba", pelas secretarias municipais da Saúde e de Desenvolvimento Social.

O guia foi elaborado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e gestores profissionais da prefeitura de Piracicaba, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Será utilizado para divulgar as ações e programas da Saúde, Desenvolvimento Social e inclui ainda as creches da Secretaria Municipal de Educação e atividades da secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, como o projeto Desporto de Base.

O material é resultado da pesquisa científica "intersetorialidade, programas sociais e atenção básica à saúde: diagnóstico e proposição de estratégia de difusão de informação no município de Piracicaba: um estudo de caso, realizado entre 2007 e 2008 com coordenação da professora doutora Beatriz Helena Tess, do Departamento de Medicina Preventiva da USP.

No guia os programas foram divididos por seções e em cada uma estão descritos os serviços oferecidos, como na seção de alimentação e nutrição. Nesse capítulo serão encontradas informações sobre o atendimento emergencial com cestas básicas, banco de alimentos, programa do Leite em Pó, programa do Extrato de Soja e o Viva Leite.

Há no guia um encarte com telefones úteis e também uma lista de instituições com endereços e telefones de serviços sociais, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), educação (escolas de educação infantil; complementar e municipais) e saúde (farmácias municipais, unidades básicas de saúde e de saúde da família, hospitais e serviços de apoio à saúde).

Em nota à imprensa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, afirma que o guia é um importante instrumento para a qualidade do atendimento público. " A expectativa é que o guia indique aos profissionais os melhores e mais adequados serviços que podem atender os usuários dos serviços públicos de maneira integral".