Notícia

O Povo online

Para navegar

Publicado em 04 junho 2011

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria da Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), lançou um serviço na Internet com receitas de salgados, doces e bebidas para pacientes em tratamento de quimio e radioterapia.

Segundo o Icesp, a proposta do cardápio, que deverá se tornar um livro, é controlar os efeitos colaterais do tratamento de câncer. Outro objetivo das receitas é incentivar a alimentação dos pacientes, evitando a perda de peso.

Na página, há diferentes receitas, indicadas para sintomas específicos provocados pelos tratamentos quimioterápicos, radioterápicos e de radioiodoterapia, tais como boca seca, náuseas, dor ao engolir e feridas na boca.

Além das receitas, o site fornece dicas para controlar os efeitos colaterais das terapias oncológicas.

“O acompanhamento médico e, em alguns casos, a prescrição de medicamentos para possíveis reações negativas e temporárias são fundamentais. Mas o auxílio também pode vir da própria cozinha de casa”, disse Suzana Camacho, gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Icesp.

As receitas disponíveis na nova página do portal, assim como as dicas, foram elaboradas pelo Serviço de Nutrição e Dietética do instituto, do qual faz parte o projeto “Cozinha Experimental”.

Nele, os acompanhantes têm acesso às aulas práticas de gastronomia especializada e aprendem como estimular o apetite dos pacientes com câncer.

Além de nutricionistas, o projeto inclui o acompanhamento de uma psicóloga, para que os acompanhantes possam compreender e aprendam a lidar com o comportamento do paciente durante o tratamento.

As receitas e dicas podem ser acessadas pelo site: http://www.icesp.org.br/ Institucional/O-Instituto/Equipe-Multiprofissional/Nutricao-e-Dietetica/Receitas-para-controle-de-sintomas/


FONTE: Agência Fapesp