Notícia

MilkPoint

Para homenagear mestre, MilkPoint renomeia o Prêmio Impacto

Publicado em 09 março 2017

Para prestar uma homenagem ao Prof. Vidal Pedroso de Faria, professor aposentado d ESALQ/USP e que formou inúmeros técnicos de destaque no setor, o Prêmio MilkPoint Impacto foi renomeado e passará agora a se chamar Prêmio Vidal Pedroso de Faria. 

O prêmio existe desde 2010 e o MilkPoint - junto com o setor leiteiro - homenageia um técnico de destaque durante o Interleite Brasil. Os candidatos são profissionais cujas contribuições na área de consultoria, ensino ou pesquisa foram fundamentais para a evolução da pecuária leiteira. No ano de lançamento do prêmio, Vidal foi a personalidade que levou o troféu para casa, com mais de 70% dos votos pela internet. 

“O Prêmio Impacto já teve 7 edições e, após esses anos todos, ocorreu-me que seria o momento de personalizá-lo com o nome daquele que não só foi seu primeiro ganhador, mas que formou muita gente boa que atua no leite. Talvez o Prof. Vidal nem saiba disso, mas teve um papel fundamental na minha trajetória profissional também”, comenta Marcelo Pereira de Carvalho, idealizador do Prêmio. “Logo que tive a ideia, liguei para o Prof. Vidal perguntando se podia colocar seu nome no prêmio e, ao postar no facebook, a repercussão foi tamanha que ficou evidente que o acerto da mudança”, conta ele.

Vidal Pedroso de Faria foi diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) e membro do conselho editorial e editorialista da Revista Balde Branco. Obteve seu título de Engenheiro Agrônomo e Doutor pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), e Mestrado pela Ohio State University. 

Na ESALQ atuou como Professor Titular, aposentando-se em 1995. Lecionou bovinocultura de leite, nutrição de ruminantes e bovinocultura de corte. Publicou 253 artigos técnicos e científicos e orientou 22 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Foi também Chefe do Departamento de Zootecnia e Coordenador do Campus de Piracicaba.

Vidal foi assessor técnico da Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo e da Cooperativa Central de Produtores Rurais de Minas Gerais (Itambé). Atuou como consultor da FAO para a elaboração de um projeto de fazenda experimental e um Centro de Pesquisa na Tanzânia, África. Foi também consultor da Embrapa em um projeto de confinamento de gado leiteiro em Brasília; membro do Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite, Embrapa; e consultor Técnico da Fapesp.

Dentre os prêmios recebidos, além do próprio Prêmio MilkPoint Impacto 2010, destacam-se: 

-International Dairy Production Award em 1995, da American Dairy Science Association;
-Zootecnista do Ano de 1995, da Sociedade Brasileira de Zootecnia;
-International Alumini Award em 1997, pela Ohio State University;
-Medalha do Mérito Científico e tecnológico do Governo de São Paulo;
-Medalha Dr. Mário Luiz Martinez, Extensão e Ensino do Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite da EMBRAPA;
-Medalha do Mérito Cooperativista José Pereira Campos Filho da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (Itambé).


“Apesar de não estar mais envolvido no dia a dia da atividade, o Prof. Vidal sem mantém atualizado, lê bastante sobre o setor e tem uma percepção aguçada das mudanças que estão ocorrendo”, diz Marcelo.

Aguarde as informações sobre o prêmio deste ano, pois outras novidades serão noticiadas em breve! 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"