Os dados da vacinação e da incidência da Covid em Serrana foram analisados pelos cientistas, e esta semana, o Fantástico conseguiu - com exclusividade - resultados da pesquisa. Para os especialistas, o controle da pandemia se deu depois que 75% da população recebeu a segunda dose.
Nos últimos quatro meses, pesquisadores do Instituto Butantan mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo.Os dados da vacinação e da incidência da Covid em Serrana foram analisados pelos cientistas, e esta semana, o Fantástico conseguiu - com exclusividade - resultados da pesquisa.
A cidade foi dividida em quatro grupos. O gráfico no vídeo acima mostra a evolução dos números de casos sintomáticos e de hospitalizações de quem foi vacinado com a primeira e com a segunda dose. Os números começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose. Mas para os cientistas, o controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população.
Veja acima a explicação de Marcos Borges, coordenador do estudo. Abaixo, veja em primeira mão o resultado do estudo na íntegra: