Notícia

Agência USP de Notícias

Palestras trazem novidades da engenharia mecânica e aeronáutica

Publicado em 18 novembro 2008

Agência USP

O Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP realiza, na próxima semana, palestras com especialistas do Brasil e da Alemanha. Os eventos, abertos e gratuitos são uma oportunidade para profissionais e estudantes conhecerem as novidades e projetos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de engenharia mecânica e aeronáutica. As inscrições devem ser feitas pelo site do Departamento.

Na quinta-feira (27), às 11 horas, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, acontece a palestra New Developments in Ultrasonic Piezoelectric Travelling Wave Motors, com o professor Peter Hagedorn, do Dynamics and Vibrations Group, TU Darmstadt, Alemanha. A palestra apresentará a evolução das pesquisas do Grupo de Dinâmica e Vibrações da Technische Universität Darmstadt, da Alemanha, inclusive com os recentes estudos de vibrações em discos de freio e seus controles, entre outros. Os motores piezoelétricos que são amplamente utilizados na indústria de câmeras fotográficas, já vivenciam um mercado promissor na indústria automobilística.

Na sexta-feira (28), às 14 horas, sala ET1 (Eng. Naval), prédio Departamento de Engenharia Mecânica acontece a palestra Ruído Aeronáutico – os grandes desafios da indústria na área da aeroacústica, com o engenheiro Micael Gianini Valle do Carmo, da Embraer e coordenador do projeto Aeronave Silenciosa. A palestra constará da apresentação do Projeto Aeronave Silenciosa, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Embraer, o qual envolve seis universidades brasileiras e destaca-se entre os projetos de pesquisa liderados pela Escola Politécnica na atualidade. No projeto será adquirido um dos maiores supercomputadores do Brasil (com 1200 núcleos de CPUs).

O Departamento de Engenharia Mecânica da Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-5355