Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Palestras de Einstein estão disponíveis em vídeo

Publicado em 11 dezembro 2008

Por Oscar D'Ambrosio, do Portal Unesp

Exposição Einstein pode ser visitada até 14 de dezembro

 

A revista Pesquisa Fapesp e o Instituto Sangari estão organizando uma série de palestras e debates complementares à mostra científica Einstein, que fica até 14 de dezembro no Pavilhão Armando de Arruda Pereira (antiga sede do Prodam), em frente ao Planetário do Ibirapuera, em São Paulo. Docentes da UNESP participam das atividades.

Sábado, dia 13 de dezembro, Maria Cristina Abdalla fala sobre o "Discreto charme das partículas elementares". No domingo, 23 de novembro, George Matsas havia abordado o tema "Buracos Negros: rompendo os Limites da Ficção". Os vídeos das palestras já realizadas estão disponíveis [clique aqui].

A entrada para as atividades da programação cultural, que ocorrem no auditório do pavilhão da exposição, é gratuita. É recomendável fazer reserva no site da mostra para garantir seu lugar nos eventos (clique no item "Programação Especial" e, em seguida, em "veja próximas palestras"). A revista Pesquisa FAPESP e seu site vêm fazendo a cobertura intensiva das palestras.

A exposição explica o universo das teorias de Albert Einstein por meio de painéis e instalações interativas, como um cinema 3D e um corredor com feixes de luz. Os visitantes poderão ver objetos pessoais, fotos e reproduções de manuscritos e cartas do cientista. Em uma delas, de 1901, o físico escreve para sua primeira esposa, a também pesquisadora Mileva Marič: "Minha querida gatinha, acabei de ler um maravilhoso artigo de Lenard sobre a geração de raios catódicos pela luz ultravioleta".

Com quatro mil metros quadrados, a mostra foi dividida em 10 partes: Vida e Tempo, Luz, Tempo, Átomos, Energia, Gravidade, Guerra e Paz, Cidadão Global, Legado e Einstein no Brasil. Completam a exposição obras de artistas nacionais sobre o físico alemão, como Guto Lacaz e Portinari.

Informações:

Exposição Einstein

Local: Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira (Parque Ibirapuera, portão 10)

Valor: R$ 15 (meia-entrada de R$ 7 para estudantes e professores); grátis para menores de 7 anos, maiores de 60 anos e excursões agendadas de grupos de escolas públicas

Data: até 14/12

Horário: de terça a sexta das 9 h às 21 h; sábados, domingos e feriados das 10 h às 21 h

Ciclo de palestras

Local: Local: Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira (Parque Ibirapuera, portão 10)

Valor: grátis

Tel.: 11- 3838 -4008

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/

http://www.einsteinbrasil.com.br/