Notícia

Jornal de Jundiaí

Palestra sobre bibliotecas hoje (29)

Publicado em 29 janeiro 2021

O próximo encontro do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa vai abordar aspectos históricos das bibliotecas e suas transformações ao longo dos anos. O evento, gratuito, acontece hoje (29), das 17 as 19 e será ministrado pela historiadora Marisa Midori.

NA OFICINA, SERÃO ABORDADOS OS TEMAS:

Bibliotecas: questões históricas e conceituais, a partir de uma ideia de Umberto Eco sobre “ memória vegetal ”, Itinerários Históricos: as mutações das bibliotecas no curso da história, até o aparecimento de novas instituições, a que podemos denominar “ gabinetes de leituras ”,

Cartografias intelectuais: exemplos de instituições do passado que buscam se reinventar ainda em nossos dias.

Essa oficina é uma contrapartida do projeto “ Gabinete de leitura, muitas histórias ” e foi selecionado por uma iniciativa na categoria Patrimônio Material da Prefeitura de Jundiaí junto à Secretaria de Estado da Cultura e Economia BS Criativa, por meio do* Proac Municípios'' que premiou iniciativas culturais da cidade.

As inscrições gratuitas devem ser feitas através do link do Sympla:

https: ww.sympla.com.br/bibliotecas-historia-e-perspectivas-na-atualidade encontro_online_1111942

A PALESTRANTE

Marisa Midori Deaecto é Professora Livre docente em História do Livro no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Recebeu, em 2017, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria), por suas contribuições à difusão da história dos livros e das bibliotecas em uma perspectiva transnacional. Império dos Livros — Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp/Fapesp, 2011), reeditado em 2019, recebeu o prêmio Jabuti da CBL e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda na categoria melhor ensaio social.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal de Jundiaí online