A palestra da pesquisadora Juliana Azevedo Lima Paleone durante a 8ª Semana Integrada do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (Ceatec), nesta sexta-feira, 22 de setembro, às 19h30, na sala 800 do Campus I, é sobre um tema que traz muitas dúvidas para os consumidores: "Aditivos em alimentos".
Os aditivos estão em praticamente todos os produtos alimentícios industrializados encontrados nas prateleiras dos supermercados. Têm como principais finalidades dar estabilidade, duração, aparência e, em alguns casos, sabor. São de vários tipos. Os mais utilizados são os antioxidantes, corantes, edulcorantes, aromatizantes, acidulantes, realçadores de sabor, glaceantes e estabilizantes de cor.
Há controle sobre o lançamento de novos aditivos? De acordo com a pesquisadora, sim. Ela explicará, durante a palestra, que são realizados testes antes de serem postos no mercado, todos supervisionados por técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cuja fiscalização tem como base um código internacional para alimentos emitido pela JECFA (Joint Expert Commitee on Food Additives, em português Comitê Conjunto de Peritos em Aditivos Alimentares), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Isto não dá a garantia de que não corremos riscos? Juliana admite que é difícil afirmar. "Surgem novos aditivos constantemente. E mesmo que os testes denotem que não oferecem riscos, podem ocasionar problemas não previstos, como já ocorreu com produtos rotineiramente comercializados, que, hoje sabemos, são comprovadamente causadores de alergias e outros problemas de saúde", ela explica.
Obrigação de informar sobre riscos de efeitos colaterais nos rótulos
Em sua palestra Juliana abordará, entre outros assuntos, as obrigações dos fabricantes em disponibilizar informações aos consumidores nos rótulos dos produtos que utilizem de aditivos que possam causar comprovados efeitos colaborais para certas pessoas. "Mas é importante que o consumidor tenha conhecimentos dos nomes químicos ou técnicos desses produtos, normalmente oferecidos pelos médicos com os quais essas pessoas se consultam, para que possam identificar nos rótulos os componentes que lhes são prejudiciais", adverte.
O projeto de pesquisa sobre aditivos em alimentos, coordenado por Juliana na Faculdade de Química da PUC-Campinas, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dentro do Programa Jovem Cientista e Centro Emergente. A finalidade é criar um novo grupo de pesquisa na área, cujos embriões estão nas pesquisas de iniciação científica dos alunos de graduação por ela orientados. Muitos deles em breve darão continuidade aos seus estudos na pós-graduação.
A 8ª Semana Integrada do Ceatec tem como tema central "Inovação, Ciência e Tecnologia". Iniciou-se na segunda-feira (18/09) e será encerrada nesta sexta-feira, com a palestra de Juliana. O evento é aberto ao público. O Campus I, onde vem sendo realizado, fica na Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades.