Notícia

São Carlos Agora

Palestra gratuita aborda a inteligência artificial na detecção de vazamentos de dados

Publicado em 10 fevereiro 2021

Depois de promover uma palestra sobre os recentes vazamentos de dados no Brasil, o MBA em Segurança de Dados da USP organizará mais um evento online e gratuito. O assunto da vez são as possibilidades de utilizar a inteligência artificial para detectar esses vazamentos.

A live será com o professor Daniel Macêdo Batista, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Será apresentada uma visão geral de como ataques de vazamento de dados têm sido arquitetados, desde a busca por vulnerabilidades que permitam um vazamento até o sucesso do ataque, e como técnicas de inteligência artificial podem ser usadas para a detecção automatizada, e preferencialmente antecipada, desses ataques. Alguns dos maiores vazamentos de dados da história serão usados para ilustrar as dificuldades em antecipar esse tipo de ataque. A garantia da privacidade dos usuários no processo de detecção também será destacada.

“Inteligência artificial na detecção (antecipada) de vazamentos de dados” terá início às 19h desta quinta-feira (11) e poderá ser acompanhada pela plataforma Zoom, no link https://zoom.us/j/94101429061, ou pela página do MBA em Segurança de Dados no Facebook. Não é necessária inscrição prévia e a live é gratuita para todos os interessados, que poderão interagir com a transmissão enviando perguntas e comentários.

Sobre o MBA em Segurança de Dados

O MBA em Gestão de Segurança de Dados, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é o primeiro curso à distância da área oferecido por uma universidade pública, e conta com a chancela da USP para proporcionar uma formação de qualidade com o melhor aporte docente disponível na área de segurança de dados.

Durante os 12 meses do curso, os alunos têm uma oportunidade única e muito interessante: desenvolver soluções para problemas reais de suas empresas, com apoio de mentores e especialistas. Assim, além da capacitação teórica e prática na área de segurança de dados, o trabalho pode trazer grandes benefícios à empresa em que os alunos atuam e, consequentemente, a suas carreiras.

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro no site do curso: cemeai.icmc.usp.br/MBASD.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
USP São Carlos