Notícia

FSA - Fundação Santo André

Palestra: Formação Inicial de professores: desafios e demanda

Publicado em 09 março 2012

A professora Dra. Bernardete Angelina Gatti, ministrará a palestra na próxima segunda-feira, dia 12, que tem como tema "Formação Inicial de professores: desafios e demanda". A professora é pesquisadora colaboradora na Fundação Carlos Chagas e também consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), onde coordenou a pesquisa "Professores do Brasil: impasses e desafios", lançada em 2009.

O trabalho coordenado pela professora apresenta as condições de trabalho do docente, a formação inicial e continuada, a carreira e a remuneração. O objetivo deste estudo foi examinar aspectos ligados à formação e à profissão docente no ensino básico brasileiro, assim como, as questões críticas no cenário das políticas contemporâneas, particularmente relacionadas ao grande desafio da melhoria da qualidade da educação para todos.

A palestra acontece no auditório da FAFIL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) às 19h30. A Fundação Santo André fica na Avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André - São Paulo.

Veja a pesquisa

Professores do Brasil: impasses e desafios

Currículo da Palestrante

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1962) e doutorado em Psicologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1972), com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, ex-professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e ex-Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. Atualmente, tem atuado como Pesquisadora Colaboradora na Fundação Carlos Chagas; Consultora da UNESCO; Membro do Conselho Consultivo do INEP/MEC e do Conselho Administrativo do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Consultora Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Coordenadora da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.