Notícia

TRT10 - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Palestra "Ética no Trabalho" com Dante Gallian encerrará o ano letivo da Escola Judicial do TRT10

Publicado em 13 novembro 2017

A Escola Judicial encerrará o seu ano letivo no próximo dia 1º de dezembro, com a palestra “Ética no Trabalho” que será proferida pelo professor doutor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dante Marcello Claramonte Gallian. O evento é direcionado a servidores e magistrados do TRT10 e tratará de temas como a atual crise ética e a ética no ambiente do trabalho.

“Assistimos a uma proliferação de ações – códigos de ética, programas de treinamento e formação – entretanto, apesar de todos os esforços, o atropelo e o desrespeito à ética verificam-se de forma epidêmica no mundo da política, do trabalho e das relações interpessoais. O que estará acontecendo? Por que será que todos esses louváveis esforços têm apresentado tão pouca eficácia? O que há de errado na abordagem formativa e educacional que visa promover uma sociedade mais ética em nosso meio?”, questiona o palestrante.

Inscrições

A palestra, que contará com 30 minutos para debates, será realizada no horário das 17h às 18h45, no Auditório da Escola Judicial. A carga horária do evento será de duas horas-aula válidas para Adicional de Qualificação e promoção para magistrados. As inscrições estão disponíveis no Portal da Escola Judicial, no link escolajudicial.trt10.jus.br/index.php/eventos/meus-eventos.html.

Currículo

Dante Gallian é bacharel, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. É docente e diretor do Centro de História das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou e desenvolveu o Laboratório de Leitura – atividade de formação humanística e ética fundamentada na leitura e discussão dos clássicos da literatura universal. Atua também como professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da EPM-UNIFESP e coordenador da linha pesquisa “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde”, com financiamento da FAPESP.

O palestrante é também professeus visiteur na EHESS de Paris, França e Visiting Researcher no Center of Humanities and Health do King’s College London, Reino Unido. É autor de dezenas de livros, com destaque