Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Palestra: Emilio Moran fala na FAPESP sobre mudanças globais

Publicado em 06 junho 2006

Por Agência FAPESP

As dimensões humanas nas mudanças climáticas globais serão discutidas em conferência na próxima quinta-feira (8/6), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a partir das 9h30. O evento também será transmitido pela internet.
Emilio Moran, professor de antropologia e diretor do Centro Antropológico para Treinamento e Pesquisa em Mudanças Ambientais Globais da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, será o palestrante convidado.
O campo de pesquisa atual de Moran combina métodos de sensoriamento remoto, como dados obtidos por satélites Landsat, com trabalhos em campo para colheita de dados na região amazônica.
O cientista é autor de diversos livros sobre a Amazônia e o impacto das mudanças ambientais. Entre seus mais recentes títulos destacam-se Inferring the Behavior of Households from Remotely Sensed Changes in Land Cover (2004), Settlement Design, Forest Fragmentation, and Landscape Change in Rondônia, Amazônia (2003) e Linking Amazonian Secondary Succession Forest Growth to Soil Properties (2002).
Após a conferência, será realizado um debate com Moran e os pesquisadores Carlos Nobre (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Paulo Artaxo (Instituto de Física da Universidade de São Paulo) e Pedro Leite da Silva Dias (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo). Todos fazem parte do LBA (Experimento de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera na Amazônia), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e gerenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
A conferência, em português, será gratuita e aberta ao público. O evento também será transmitido ao vivo pela internet a partir do site da FAPESP, no endereço www.fapesp.br/eventos/moran.
Interessados em assistir à videoconferência podem se cadastrar pelo endereço: www.webcasters.com.br/fapesp.
O programa navegador recomendado para assistir ao vídeo é o Internet Explorer. Usuários do Firefox ou Netscape podem precisar instalar um plug-in.
Mais informações: marina@fapesp.br ou (11) 3838-4006/4216, com Marina Madeira ou Marcelo Meletti.

Programação
9h: Recepção aos participantes
9h30: Abertura
9h45: Conferência Dimensões humanas das mudanças globais - Emilio F. Moran
10h30 Debate - Convidados: Carlos Nobre, Paulo Artaxo e Pedro Leite da Silva Dias.
11h45: Encerramento

Local: Auditório da FAPESP
Rua Pio XI, 1.500 — 4º andar — Alto da Lapa
Sugestão de estacionamento: Av. Cerro Corá, 2.101 (esquina com a Rua Pio XI)